Último levantamento reforça Petrolina com baixo risco de infestação do Aedes

por Carlos Britto // 08 de novembro de 2023 às 08:10

Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

Análises feitas recentemente por meio do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) em Petrolina mostrou que o município está com nível de infestação do mosquito em 0,3%. De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, isso significa que baixo risco para surto de doenças como dengue, chikungunya ou Zika – causadas pelo Aedes.

As localidades que apresentaram maior índice de infestação foram Terras do Sul e José e Maria com 1,0%; e São Gonçalo, Jardim Petrópolis e Vila Maria Chocolate, que apresentaram 0,9%. Para manter o índice baixo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que a população elimine recipientes com água parada, para que não sirvam de criadouros para a proliferação do mosquito.

A secretaria executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, orienta sobre os cuidados durante o período chuvoso. “Entramos no mês de novembro com chuvas moderadas, o que acaba acumulando água em recipientes nos quintais. Os esforços do prefeito Simão Durando, somado ao das nossas equipes de agentes de endemias, nos incentiva a dar continuidade ao trabalho que está sendo desenvolvido, mas também precisamos contar com o apoio da população. Oriento que tirem um tempinho para vistoriar os quintais para eliminar qualquer recipiente que possa se tornar criadouro para o mosquito“, destaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. A situação não é fácil, porém não acho que devemos condenar o rapaz com tanta violência. Quem nunca errou que…