UFRPE concede título ‘Doutor Honoris Causa’ a Luiz Gonzaga

por Carlos Britto // 21 de novembro de 2012 às 21:34

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) concederá ao cantor e compositor Luiz Gonzaga o título de ‘Doutor Honoris Causa’ (in memoriam), maior honraria das instituições de ensino superior, nesta quinta-feira (22), a partir das 22h. A homenagem se deve às comemorações do centenário de nascimento do Rei do Baião e dos 100 anos dos primeiros cursos da UFRPE. O evento será realizado no Salão Nobre da Universidade, no Recife. Na oportunidade, haverá apresentação da Retreta da Polícia Militar em homenagem a Gonzagão.

A sugestão de conceder o título ao Velho Lua, como também o músico era conhecido,veio do professor e pesquisador da UFRPE, Severino Mendes Júnior, especialista em aves migratórias. A ideia surgiu durante uma reportagem na qual o professor explicava as aves que ilustraram canções do compositor, a exemplo da asa branca e do assum preto. Na ocasião da entrevista, o professor declarou que, pela afinidade das letras de Gonzaga com os estudos da UFRPE – que ilustraram outras reportagens sobre o tema, a exemplo das árvores – o compositor merecia o título máximo de Doutor Honoris Causa.

A proposta foi formalizada e aprovada, por meio da Resolução nº 158/2012, pelo Conselho Universitário da UFRPE.

O título

O Doutor Honoris Causa é concedido a pessoas que tenham se distinguido pela sabedoria ou pela atuação frente a artes, ciências, filosofia, letras ou das relações com a sociedade. A UFRPE já concedeu o título a personalidades como o escritor Ariano Suassuna e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

UFRPE concede título ‘Doutor Honoris Causa’ a Luiz Gonzaga

  1. Cláudia disse:

    Linda Maria José (Reitora) que eu adoro, sempre tão brilhante. “Minha” eterna Universidade – graduação (duas), mestrado e doutorado…lá conheci meu esposo…saudades sem fim dos dias maravilhosos e dos magníficos professores.

  2. Paulo Robério disse:

    Só um questionamento: porque, a exemplo do título concedido a LULA e a Ariano Suassuna, não o concederam a GONZAGÃO em vida?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários