UBSs de Juazeiro programa ações alusivas à Campanha ‘Novembro Azul’

por Carlos Britto // 14 de novembro de 2022 às 08:17

Foto: Ascom PMJ/Sesau divulgação

Com o início da Campanha ‘Novembro Azul’, que alerta os homens para a importância de prevenir e combater o câncer de próstata, a Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Juazeiro (BA) programou uma série de ações dedicadas a esse público. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram desenvolvidas atividades personalizadas.

A UBS do Bairro Alto do Cruzeiro, por exemplo, durante o mês está realizando palestras, testes rápidos e orientações sobre a prevenção à doença. Já a UBS do CSU realizará, nesta quarta-feira (16), testes de glicemia, serviços odontológicos, palestra, atividades físicas, entre outros serviços.

Vale lembrar que a identificação precoce de doenças como o câncer de próstata aumenta as chances de tratamento eficiente. Por isso, o incentivo às visitas recorrentes à unidade de saúde e mudanças nos hábitos são sempre reforçadas durante o atendimento no mês dedicado à campanha. Para o diagnóstico precoce basta realizar o exame de sangue PSA em homens acima dos 50 anos. Na rede municipal de saúde o paciente também recebe as orientações necessárias, em caso positivo, para a doença.

“Nossas ações em saúde buscam incentivar os homens na busca por melhorar sua qualidade de vida e, principalmente, em casos específicos dar a assistência necessária para a realização de exames pela rede municipal. Sabemos que muitos homens preferem não conversar sobre o assunto, mas com saúde não se brinca. Busquem atendimento médico o quanto antes”, reforçou o secretário de Saúde, Fernando Costa.

Sinais de alerta

Os principais indicativos  que acendem o alerta para a doença são os seguintes:

– Histórico de câncer na família

– Sobrepeso e obesidade

– Dificuldade de urinar

– Sangue na urina

Caso identifique quaisquer desses fatores de risco, o homem deve ficar atento e procurar atendimento médico o quanto antes. Os interessados em participar das ações e usufruir dos serviços oferecidos,  durante o Novembro Azul, podem procurar a recepção da unidade de saúde para mais informações. Durante todo o ano as UBSs estão de portas abertas para, em caso de suspeita de câncer, o homem seja atendido, passe por uma avaliação e realize exames médicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.