TSE valida dados de candidatos a presidente e vice na urna eletrônica

por Carlos Britto // 09 de setembro de 2022 às 09:25

Foto: TSE/reprodução

Representantes da Secretaria Judiciária e da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizaram nesta quinta-feira (8) a validação do sistema de Candidaturas (Cand) para os cargos de presidente e vice-presidente da República nas Eleições de 2022. O último pedido de registro de candidatura foi analisado e julgado pela Corte Eleitoral na sessão plenária de ontem.

Segundo o secretário Judiciário do TSE, Fernando Alencastro, a validação do Cand simboliza o fechamento de um ciclo de trabalho que se iniciou ainda em 2021. “Traz uma alegria e um alívio muito grande. Significa que todo o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de candidaturas, desde o ano passado, está tendo o seu coroamento agora”, destacou.

Nesta etapa, as fotos e as informações dos candidatos que aparecem na urna eletrônica são visualizadas, checadas e, se validadas, passam a gerar os arquivos que serão inseminados nas urnas eletrônicas pelos TREs e no sistema de totalização dos votos. Os arquivos gerados hoje já serão inseridos nas urnas que serão enviadas ao exterior – onde só se vota para presidente e vice – a partir da semana que vem.

No TSE, esse procedimento é feito apenas para as candidaturas a presidente e vice-presidente da República, que são de competência da Corte Eleitoral. Já nos 27 TREs, a validação será feita para as candidaturas a deputado federal e estadual ou distrital, senador, governador e vice-governador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.