Três cidades do Sertão comemoram centenário nesta quarta-feira

por Carlos Britto // 01 de julho de 2009 às 15:24

parabTrês cidades do Sertão pernambucano completam cem anos nesta quarta-feira (1º). Uma delas é Parnamirim, que fica a 509 quilômetros do recife, tem uma população de 20 mil moradores e vive principalmente do comércio e de serviços.

O segundo município é Petrolândia, a 430 quilômetros da capital, que tem 30 mil moradores. Na verdade, o nome do município é Nova Petrolândia, porque a antiga cidade desapareceu em 1988, quando foi construída uma hidrelétrica na área. A população foi transferida, mas a nova morada, a dez quilômetros da antiga, continuou sendo chamada de Petrolândia.

A terceira aniversariante é Afogados da Ingazeira, a 386 quilômetros do Recife. O nome surgiu de uma lenda e virou orgulho para os moradores. Nesta quarta-feira, a cidade virou a sede do Governo do Estado.

Banhada pelo Rio Pajeu, Afogados da Ingazeira é conhecida também como a “Princesa do Vale do Pajeu”. Uma lenda é contada pelos violeiros da região: noivos teriam se afogado no dia do casamento e, em vez da lua de mel, foram ao cemitério. Quem passa às margens do rio conhece essa história: a Passagem dos Afogados. Até hoje, violeiros como Diomedes e João Paraibano lembram esse episódio.

A cidade cresceu rapidamente e ganhou destaque. No inverno, as baixas temperaturas conquistam turistas, que vão aproveitar a praça, a igreja, que é a sede da Diocese desde o fim da década de 1950, e o Cine São José o cinema da cidade. O município alcançou o número de 36 mil habitantes.

Fonte: pe360graus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *