Não tem sido fácil para os transeuntes circularem pela Avenida Souza Filho, num trecho com a Travessa Gregório Ramos, área central da cidade. Isso porque a quantidade de ambulantes nesse local tem irritado algumas pessoas que por ali passam.
O setor de Disciplinamento Urbano da prefeitura vem orientando os ambulantes e aplicando a lei há algum tempo. No entanto, eles não parecem preocupados.
Vale destacar que não se trata de impedir o trabalho honesto de ninguém, mas de ocupar o devido local, para que as calçadas não se transformem em obstáculos – sobretudo para as pessoas com mobilidade reduzida.
Um trechinho que está deixando os transeuntes apreensivos é na parte da calçada do Colégio João Barracão. Onde não tem calçada feita, jogam lixo, imundície no local. As pessoas não têm como andar e se arriscam na pista onde vem e vai carros, muitas vezes em grande velocidade, tirando fino nos pedestres, podendo causar muitos acidente e ate mortes. Custava muito pouco, fazer a calçada e aí as pessoas não iriam jogar mais lixo e teria como transitar por cima, evitando assim acidentes. Até um mutirão ou uma vaquinha podia ser feito. Muita gente ia colaborar. Falta só um pouco de atenção.
Andar pelas calçadas da Souza Filho é um grande desafio, é preferível andar na rua disputando espaço com os carros! Sem falar no infortúnio dos ambulantes colocanco as mercadorias, praticamente, em nosso rosto. Esse problema de ambulantes naquele trecho, como também na Rua Dom Vital, é antigo. Deixam que a coisa corram frouxa e depois querem botar ordem, aí fica difícil.