Transporte coletivo em Petrolina: Mais uma crítica

40

As mudanças no itinerário dos ônibus em Petrolina continuam alvo de críticas. Desta vez é o comunitário Élsio Alves quem escreve ao Blog sobre a questão.

Ele disse que ontem (4) foi ao Centro da cidade e sentiu na pele os efeitos (negativos) dessas mudanças. Confiram:

Hoje necessitei ir ao Centro da cidade, quando tive que fazer o ‘passeio turístico’ de ônibus pela Cidade de Petrolina. Desloquei-me do bairro São Gonçalo, e para chegar ao Centro fiz a rota dos bairros Cohab Massangano, Ouro Preto, Areia Branca/via Shopping, até chegar ao meu destino. No retorno, a mesma trajetória.

Hoje, em Petrolina, não se pega mais um ônibus para ir ao Centro, e sim para fazer um passeio pelos bairros. A situação é trágica, mas temos que ser cômicos e até mesmo irônicos, porque isso é uma falta de respeito com a população.

A melhoria que queremos não é essa. Queremos transporte de qualidade, e não rotação dentro da cidade de Petrolina. Isso que está acontecendo é um absurdo, espero que essa situação seja resolvida, porque a situação atual está somente prejudicando a população.

Élsio Alves/Comunitário

40 COMENTÁRIOS

  1. É muito engraçado o que ocorre no Brasil, as pessoas só sabem criticar e não aparece com nenhuma solução, e quando alguém quer resolver só recebe criticas… paciencia Sr. ELSIO com muito respeito ao senhor, os problemas de transporte publico existe a muitos anos em petrolina. mas fica aqui alguns conselhos, saia de casa mais cedo, pegue um mototaxi, antes não tinha e agora tem, ou vá de carro ou a pé… pasmem os senhores… vai entender a cabeça do povo…

    • o senhor no minimo não tem o quer fazer certo? A alternativa seria alguns onibus continuarem a sair do bairro com destino ao centro e dois no minimo ter o novo sistema integrado pois a grande maioria das pessoas não se deslocam a Areia Branca e pra isso ja existia o Circular , foi uma burriche enorme essa notividade,se eu estivesse a frente Petrolina não teria esses problemas no transito pois a cidade é pequena comparada a outras cidades, pra ser secretario tem que ser pessoas do povo que conhecem na pratica os problemas e não pessoas que so tem teoria .

    • quando implantaram as faixas elevadas, todo mundo criticou, hoje todo mundo elogia!!

      mão única na guararapes e fernando goes, foi a mesma coisa . . .

      criticar é bem fácil !!!

      • Mentira! Continuam xingando as lombadas, que você chama de faixa elevada, mas na realidade são lombadas sim.
        Todo mundo ainda continua xingando a mão única na Guararapes e Fernando Goes sim.

        • só quem xinga as faixas elevadas é quem costumava passar numa velocidade muita alta por aquele local, e agora é obrigado a diminuir, pois as crianças, idosos, e deficientes que atravessam nelas, com certeza não estão xingando as faixas elevadas!!!

    • Sr. CARLOS ALBERTO
      O senhor foi mt infeliz no seu comentario, pois não é só o Sr. ELSIO, que está passando por todo esse problema. É a população inteira que depende de onibus. Quanto pegar mototaxi ou ir a pé, dá pra perceber que o Senhor é sem noção, eata pensando o que? venha morar na cohab 6 aí o Senhor acorda cedo e vai a pé para o trabalho. # sem noção# vc deve ser rico ou puxa saco das autoridades que fizeram essa bagunça.

    • Realmente vai entender a cabeça do povo…principalmente a sua com suas soluções …queria ver você sair do a pé no horário de meio dia do José e Maria até o são Gonçalo …estamos falando de transporte publico que é um direito da população …cada um anda de acordo com suas condições seja de carro,ônibus,mototaxi,bicicleta e a pé…mais temos que olhar para os menos favorecidos…e em nada melhorou o transito de Petrolina com as mudanças …a guararapes continua engarrafando e causando outros engarrafamento que não existiam…

    • Com certeza Diego!
      Até agora ainda não entendi como foi que a população reelegeram esse prefeito, pois passaram três anos e pouco criticando, xingando a incompetência dele e de repente, no ano eleitoral, ele passa de diabo para santo, só porque se fez de popular, dançando forró, pulando feito macaco, tudo que o populismo barato manda, aí o próprio povo que antes criticava, xingava, o reelege como se ele tivesse feito um grande trabalho pelo povo, não dá para entender, Será que Petrolina se vendeu? Vendeu seu voto? Houve corrupção por parte do povo que se vendeu?

  2. PAGAMOS CARO PARA TER MAIS E MELHOR TRANSPORTE DE QUALIDADE: CARLOS ALBERTO SEU VOTO DEU NISSO AÍ. ACORDE CEDO VAI PARA UM PONTO DE ONIBUS COM UMA CAMISA VERDE GRITANDO.. TÔ AQUI DE GRAÇA. VIVA PETROLINA, EU E JULIO

  3. Nós universitários estamos sofrendo com essa mudança; antes, eu pegava qualquer ônibus via Faculdade no ponto da Cohab Massangano, agora, tenho que pegar DOIS ônibus e ter sorte que outro (via Faculdade) passe em menos de meia hora, senão, o passe não é integrado; e tem ônibus que o passe não é integrado com os da Viva Petrolina e acabamos pagando duas passagens !!!

    E quem mora nas proximidades da Cohab Massangano tem que pegar dois ônibus outra vez para voltar para casa, “é um sufoco pegar ônibus em Petrolina visse”!!!!

    A infraestrutura de Petrolina não é muito boa, colocaram ônibus em ruas de má qualidade, por exemplo: no bairro Atrás da Banca, puseram o ônibus por ali (o circular R1), e ele sai em uma rua lá nada a ver da Honorato Viana, e todo mundo sabe que ali é o pior lugar do mundo para esperar os carros das duas vias passarem, fora o veículos de grande porte como, carretas e caminhões; ali deveria ter pelo menos uma placa de “Dê a preferência (▼)” avisando a passagem de ônibus por aquele local.

    enfim;
    São muitas reclamações a serem feitas . . . espero que essa situação seja resolvida e que a população seja informada!!!
    AS MUDANÇAS FORAM MUITO PRÉ-MATURAS!
    Nós blogueiros que temos acesso a internet estamos confusos com os mapas disponibilizados on-line imagine quem não tem acesso…
    não sabe de nada!

    Obrigado pela atenção!
    Até breve!!!

  4. hj mesmo eu passei mas de 50 minutos no ponto de onibus
    na vila eduardo isso ta um absurdo um unico onibus q entra no bairro e o
    vila macela, loteamento recife
    antes tinhamos o henrique leite e dom avela via facudade!

  5. Percebo em muitas situações que todo trabalho feito pela EPPTC não é feito ou colaborado por pessoas que realmente utilizam o transporte coletivo urbano, e sim por pessoas que vão e voltam no conforto de seus carros. Petrolina hoje carece de um sistema urbano digno, funcionalmente voltado às necessidades dos seus utilizadores e tecnologicamente integrado com o cotidiano da sociedade atual.

  6. gerir trânsito é complicado . . .

    todo mundo reclamava dos engarrafamentos no centro da cidade, aí a EPTTC tenta fazer com que menos ônibus passem pelo centro, o engarrafamento diminui, mas aí aparecem outras críticas!!!

    não to dizendo que a medida adotada foi correta ou não(até porque hj não pego mais ônibus(mas já peguei muito)), o que estou dizendo, e vcs tenquem concordar comigo, é complicado . . .

    • Moro na Cohab Massangano e não faço turismo nenhum pra chegar no centro, ao contrário. Pego o São Gonçalo R2 e chego na Dom Vital em meia hora, antes eram 45 minutos esperando o ônibus passar e mais 45 pra ele chegar no centro (via CEAPE, Gercino Coelho, Atrás da Banca…). Acho que o problema foi a falta de divulgação por parte da EPTTC. Deveria ter fiscais nos pontos explicando que linha pegar (já que aqui na Cohab temos três opções).

    • Não diminuiu o engarrafamento, piorou ainda mais, pois a cada dia aumenta o número de carros e motos, pois que pode pagar uma prestação de carro ou moto, prefere pagar, para não ter que depender de ônibus.

  7. O problema é que as mudanças são feitas na base do achismo…que o prefeito tem boas intenções a gente sabe que sim…Agora ele precisa de acessores que entendam que para fazer uma mudança dessa ele precisa contratar especialistas em organização de trânsito e transportes urbanos…kd o VLT que ele prometeu?quero ver sair do papel

  8. Quero dizer ao sr. CARLOS ALBERTO, que não seja insano, pois a critica que aqui fiz, nesta postagem é referante a mudança de rota dos onibus, no qual não sou eu somente que estou a reclamar, enquanto as opções que sr aqui citou para mim, sair de casa mais cedo, ou pegar mototaxi, ou ir de carro, quero lhe dizer que sou um trabalhador assalariado e nao posso estar me dando o luxo de estar pagando mototaxi diariamente, pois si existe onibus para os cidadãos petrolinenses, deve sim ser utilizado, e de sua parte foi totalmente infeliz fazer esse comentario hipocrita.

    Lhe deixo uma sugestão: ande o sr de onibus, faça a rota, e verás si realmente o sr. continuará com essa opiniao insana.

    Agora, acho infeliz uma pessoa vim dizer que os Petrolinenses tem que aceitar essa situação, realmente uma pessoa dessa não deve ter consciencia do que estar dizendo…

    Desde já agradeco ao sr. Carlos Britto por este espaço

    • Boa Resposta Elsio.Esse Carlos Alberto deve ser mais um a mamar na prefeitura.Não é só o custo do mototaxi…O risco de sofrer um acidente é muito grande…Agora o que parece é que essas mudanças só beneficiou as empresas de ônibus.Carlos Britto faça uma enquete para saber se a população aprovou essa mudança.

  9. Seu “desabafo” Elsio também foi meio insano, não? Dizer que é preciso passear por vários bairros pra chegar ao centro? Que o transporte na Cohab Massangano era melhor antes? Desconfio que você não seja usuário de ônibus… afinal, se levou dez dias pra perceber que houve uma mudança e ainda vem reclamar do que nâo existe… Concordo que para os alunos da FACAPE/UPE tenha ficado mais complicado, mas daí a inventar problema onde não tem (como fica nítido no seu depoimento…”)

    • Senhora Fernanda…Acho que chamar o comentário dos outros de insano é muito baixo…pois o intuito aqui é a melhoria para Petrolina …vivemos num pais democrático e com liberdade de expressão …onde cada um pode expressar seus sentimento…estando certo ou não…a Sra. Pode discordar e colocar sua opinião sem precisar agredir as pessoas…o que ele expressa é o sentimento dele em relação a linha de ônibus dele e isso é opinião de momento que pode ser mudada com a melhoria…se a sua linha atende suas exigências ótimo…lembre que nem Jesus Cristo agradou a todos…

  10. fernanda eu sou sim usuario de onibus, voce acha que nao fosse, eu estaria relatando a rota, bom, nao moro na cohab, assim tambem como acrredito que voce nao mora no bairro SAO GONÇALO, e os usuarios de onibus daqui estao sim reclamando sim..

    Será insano ver o problema e falar? Uma coisa é inventar o problema outra é ver o problema e fingir que nao vr…. acho que é o seu caso, esta visando somente o seu lado… porém, estou falando, porque vivenciei o fato, não inventei, o problema existe sim, e isso, estar exposto para toda populacao petrolinense ver e sentir na pele…

    Nao podemos fechar os olhos para os problemas, e nao podemos dizer que esta mudanca foi maravilhosa, pois, afirmar isso, é ser um cidadão que nao liga para os problemas de sua cidade… Nao invento problemas para Petrolina, até porque ja tenho problemas suficientes para resolver, agora aqui, postei sim, uma situacao que vivenciei..

    Sou eu o insano, porque expresso o que sentir na pele, os efeitos negativos, desta mudança,e estou vendo o caos que causou?

    Ou será voce, que nao quer ver os problemas nesta mudanca… ?

    O que aqui digo, digo com consciencia e tenho a minha plena serenidade, de falar o que sei, o que vivenciei….

    Fabiana, si eu nao fosse usario de onibus, não estaria aqui expressando minha indgnação… pra sua informação, uso diarimente, porem, só pude agora, expressar, porque estou em minha foga de trabalho.. entao, antes de me fazer um pre julgamento, pense bem…

    eu nou nenhum cidadao, besta, que fala por falar, eu tenho minha consciencia do falo…

  11. Não moro no São Gonçalo, Elsio, mas na Cohab assim como você. O que achei insano no seu desabafo é que você disse que agora somos obrigados a passear pela Areia Branca para chegar ao centro e também para voltar, o que não é verdade: tem duas linhas a R1 e a R2, sendo que a primeira vai na Areia Branca e depois no centro, mas a segunda vai primeiro no centro, depois na Areia Branca. Talvez você não saiba, mas a culpa não é sua , é da EPTTC que não divulgou direito.
    Daí a dizer que está pior, desculpe, mas é uma sandice mesmo… até bem pouco tempo atrás a gente ficava uma eternidade no ponto esperando a linha da Cohab e quando vinha era um microônibus, lotado, que quase sempre, ficava pelo caminho. Eu mesma preferia andar até a BR pra pegar outra linha, mas à noite não tinha jeito tinha que esperar. Então, falo por mim: depois que mudou não espero mais do que 15 minutos pelo R2 (pego ele pra ir), mas outro dia peguei o R1 e, apesar da volta pela Areia Branca, demorei apenas 10 minutos a mais pra chegar no centro, então…
    Você, assim como eu ou Jairo ou Maria Eugênia temos o direito de nos expressar – pra protestar ou não. Mas temos que ser responsáveis e também construitvos.
    Afinal, também podemos usar esse espaço para sugerir, não é mesmo? Eu gostei da mudança, conheço gente que gostou e gente que não gostou.

  12. Esse prefeito junto com esses assessores são …..
    Só estão destruindo a cidade.

    Essa semana peguei um ônibus e pergungei ao motorista se passava no Centro. Ele respondeu que sim. Eu achava que ele (o ônibus) iria passar pelo viaduto e depois pelo ponto em frente a HB tecidos (meu local de destino) e iria seguir a rota dessa forma como sempre foi, já que o motorista disse que passava no Centro. Infelizmente o ônibus subiu a Integração, foi pelo Condomínio, Parque Municipal, Shopping, Hospital Dom Malan, Regente, Ponto da Lojas Moda Mania e eu acabei ficando longe de onde eu queria ir, pq a rota está totalmente mudada.

  13. bom, o que posso dizer é que não somente eu que digo isso, si olhar nos comentarios acima, verás, si realmente estar bom, si realmente a população estar satisfeita com essa situação.

    Na minha vivencia, vir sim o problema, não foi só falta de comunicação entre EPTTC e usuario, foi falta de planejamento.. pois, decidiram mudar, e assim fizeram, sem mesmo pensar como seria que ficaria a rotina dos usuarios, porque quando acontece uma mudanca deste porte, a vida do usuarios muda…

    Aqui no Sao Gonçalo, ficou sim ruim… não veja pontos positivos, porém, não posso dizer que não tenha, voce mesmo, fernanda, citou um ponto que segundo você é positivo.. Não adianta, ficarmos debatendo isso, o que mesmo necessita é ação..

    O que não podemos é si acostumar com situação como essa…

    Então pessoal que nao aceita essa situação, curta esta pagina https://www.facebook.com/pages/Nao-Queremos-Circular-Queremos-Onibus-circulando-em-nossos-bairros/488808844493703

    e vamos fazer a diferença

  14. Depois de rodar por algumas linhas diferentes, percebi que algumas mudanças podem ser válidas, o ônibus via ceape, seguindo direto pela av das nações, para quem já vai para o centro ficou bom, e a volta do ponto próximo ao bradesco.

    Para quem mora proximo aos Condominios da Caixa agora tem opção, para retornar sem precisar retornar a pé, ou para quem mora no centro e quer ir para o shopping tem mais opções de ônibus.

    Para quem faz faculdade complicou realmente, já era complicado ter que ficar esperando o ônibus do bairro, apesar que eu moro na Cohab IV eu vinha em qualquer outro que passava pelo bairro.

    Aqui no bairro antes o ônibus transitava por uma boa extensão do bairro, mas o percusso foi diminuindo cada vez mais, colocar 2 linhas para transitar pelo bairro, foi feito para tapar buraco, imagino quem mora no São Gonçalo/Jardim Guararapes, pensando “ainda vai ter que passar por aqui”.

    O problema é da EPTTC que está experimentando ao invés de ter soluções concretas para o trânsito da cidade, tenho certeza se a população fosse consultada a grande maioria votaria por, ampliação de linhas e ônibus, e não por retirada de linhas e ampliação de rotas.

  15. Muito bom seu comentário …Gostaria de saber se a EPTTC contratou alguma empresa especializada para fazer as mudanças que foram feitas tanto no trânsito como nas linhas de ônibus…

  16. Carlos Brito, eu só querpq vc me ajude a descobrir como ficaram os itinerários dos ônibus. Agora com essas linhas, 11, 21,22 etc, eu não sei mais qual o do meu bairro. Em qual site eu acho esses itinerários.
    Por exemplo: a linha 21, passa por onde? Entro no site da tal Viva Petrolina, mas não consigo enxergar. Me dê uma luz aí, meu amigo.
    Muito obrigada,

  17. Agora não há mais quase ônibus para quem mora na Integração. Mudaram a rota, só passam ônibus indo para faculdade e para voltar???????. Resultado: as crianças da aplicação têm que voltar a pé meio dia e os jovens as 10 da noite por irresponsabilidade e ineficiência dos que mudaram o transito e os ônibus não passam por aqui. Esta Petrolina é uma derrota de ruim e só avança para o fundo do posso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome