Transporte coletivo de Petrolina terá biometria facial para pessoas com necessidades especiais

0

biometria facial

A partir do mês de setembro o sistema de identificação por biometria facial será feito em pessoas com necessidades especiais no transporte público de Petrolina. O serviço será oferecido por meio de uma parceria entre a Secretaria Executiva de Acessibilidade e a Secretaria de Saúde, juntamente com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Vale do São Francisco (Setranvasf).

O objetivo é evitar fraudes, já que existem casos de usuários que utilizam o cartão de outros passageiros para circular na cidade. Os beneficiários poderão realizar o cadastro biofacial a partir desta terça (30), no Centro Social Urbano (CSU). O atendimento é feito sempre das 14h às 17h, de segunda à sexta-feira. O novo cadastro passará a ter a foto do titular. O serviço é gratuito e ocorre até do fim de setembro.

Os ônibus passarão a contar com câmeras de alta definição, pelas quais será possível identificar o verdadeiro titular do cartão. O sistema gravará as imagens do beneficiário, que serão checadas através de um sistema que reconhecerá se a foto do usuário consta no banco de dados. A tecnologia de ponta permitirá que cerca de 600 pontos do rosto da pessoa sejam analisados.

“Com o novo leitor biofacial, a Secretaria de Acessibilidade e a Setranvasf, entram em novo patamar, na tentativa de evitar fraudes e trazer melhorias para o sistema, com mais segurança para os usuários. Caso o beneficiário passe o cartão para outra pessoa, ele será comunicado, e terá que se explicar sobre a irregularidade desse uso, já que o cartão é de uso pessoal e intransferível“, disse Rose Andrade, secretária executiva de Acessibilidade.

Para mais esclarecimentos, a pessoa com deficiência pode se dirigir à Secretaria de Acessibilidade, que fica na Rua Santa Cecília, nº 35, na Vila Mocó. O telefone é o 3862-9224. As informações são da Assessoria de Cidadania da prefeitura. (foto/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome