O governador Eduardo Campos (PSB) garantiu mais duas frentes de trabalho para a Ferrovia Transnordestina em Pernambuco, nos próximos meses, o que significa a garantia de mil novos empregos. A notícia foi dada por Eduardo após a terceira reunião de monitoramento da Transnordestina, ontem (22) em Brasília, na qual participou o presidente Lula.
Segundo Eduardo, a expectativa é de que uma nova frente de trabalho seja aberta em Arcoverde no próximo dia 15 de maio e um segundo canteiro de obras seja instalado em Cachoeirinha no dia 15 de junho. Dessa forma todos os lotes pernambucanos da ferrovia estarão em obras ainda no primeiro semestre deste ano. “São cinco mil postos de trabalho abertos até o mês de julho o que garante o aquecimento da economia no interior do Estado”, comemorou o governador.
Também em maio, as frentes de trabalho já existentes passam a operar em regime de dois turnos, dando ainda mais velocidade às obras. As reuniões de monitoramento reúnem governo federal, estados e CFN Logística. Na realizada hoje, Eduardo entregou ao presidente Lula as últimas licenças ambientais pendentes e fez um balanço das desapropriações em Pernambuco.
Os trechos Salgueiro-Parnamirim (lote 2), Parnamirim-Trindade (lote 3) e de Trindade à divisa do Piauí (lote 7) somam 194,2 quilômetros e já estão 100% desapropriados, enquanto o trecho de 450 quilômetros que liga Salgueiro ao Porto de Suape está 70% liberado. As desapropriações em Pernambuco devem ser concluídas em quatro meses. Pelo menos essa é a estimativa do procurador geral do Estado, Tadeu Alencar que, semanalmente, monitora o ritmo das obras em Pernambuco.
O ritmo das desapropriações em Pernambuco mereceu comentário do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Também participaram da reunião os ministros João Santana (Integração Nacional) e Erenice Guerra (Casa Civil), além do presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith e o superintendente da Sudene, Paulo Fontana. Benjamim Steinbruch, da CSN e Tufi Daher Filho, da CSN, também estiveram no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. As informações são da assessoria de imprensa do governo do estado.



Se alguem falou que 100% das desapropriações estão concluidas?E pagas? A minha Propriedade no municipio de Ouricuri por exemplo : sem ao menos me consultar meteram as máquinas cortando-a ao meio, destruiram a mata em uma faixa de largura de 60 metros em tôda a sua extensão.
Fui obrigado a mover uma ação e estou aguardando o julgamento.
Confio plenamente na justiça desse país e rápidamente será julgado.