Transforma Petrolina recebe 300 kg de macaxeira doada pelo IFSertãoPE/Zona Rural

por Carlos Britto // 26 de abril de 2023 às 21:00

Foto: Ascom TP/divulgação

O Transforma Petrolina recebeu, no último final de semana, a doação de 300 quilos de macaxeira oriundos do projeto de pesquisa e extensão do IFSertãoPE/Campus Petrolina Zona Rural. Os donativos foram distribuídos para as instituições sociais Aliança do Bem PNZ: Grupo Iluminados; Projeto Oxente; Buchinho Feliz; Fundação Nilo Coelho; Crelps; Apae; Projeto Moringa; Salve Anjos Pet; Grupo Borboletas do Vale; Cantinho do Aconchego; Casa de Vó; e Casa Geriátrica.

De acordo com a direção do programa, os produtos auxiliarão na alimentação dos acolhidos  e de  famílias em situação de baixa renda e insegurança alimentar atendidas pelas entidades.

Intitulado ‘Nas Ramas da Esperança’, o projeto do IFSertãoPE é coordenado pelo professor Erbs Cintra e conta com a colaboração dos pesquisadores Rodolfo Feitosa, Zilson Marques, Pedro Noronha, Delmo Freire e Renato Ribeiro, além da atuação dos bolsistas Guilherme Alves, Guilherme James, Jamily Santos, Joalisson Lima e Ludmila Sousa.

De acordo com o  professor Erbs Cintra, a iniciativa existe há 13 anos e tem aproximado as tecnologias sociais desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças (no Brasil) e pelo Centro Internacional da Batata (no Peru), dos agricultores familiares sertanejos. “As ações desenvolvidas pelo projeto já chegaram a mais de 700 famílias e mais de 40 associações, assentamentos, escolas e ONGs. O nosso objetivo é fomentar estratégias de implantação de quintais produtivos de alimentos saudáveis, propiciando além da oferta de alimentos para o consumo das famílias produtoras, a comercialização do excedente produzido“, afirma.

Voluntariado acadêmico

Para a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, o interesse acadêmico em fortalecer a solidariedade contribui significativamente para a expansão da cultura do voluntariado. “É muito importante que todos os setores da sociedade atuem de forma sustentável e insiram maneiras de transformação social  em suas realidades a partir das atividades que já exercem“, destaca.

Transforma Petrolina recebe 300 kg de macaxeira doada pelo IFSertãoPE/Zona Rural

  1. Marcos Macedo disse:

    É bom, mas não muda muita coisa. Necessário é colocar as pessoas na rota do progresso e da civilização. Educação sobre planejamento na reprodução familiar, já ajudaria bastante as pessoas. Menos filhos e melhor qualidade no sustento. Formar cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Ciclo da extorsão isso sim, bebidas superfaturadas, espaços superfaturados, atrações superfaturadas, até o estacionamento custa os olhos da cara, numa…