Tradicionais feiras livres podem estar com dias contados

por Carlos Britto // 27 de maio de 2009 às 12:17

feira-foto-abertaAs populares feiras livres já não são mais as mesmas. Essa pelo menos é a conclusão interessante a que chegaram duas estudantes de jornalismo da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Elka Kelly e Karine Pereira.

As duas percorreram alguns desses tradicionais comércios de Juazeiro, colheram depoimentos de vários feirantes e constaram alguns fatores que estão contribuindo para a decadência das feiras livres.

Um deles diz respeito à falta de infraestrutura desses locais, onde a desorganização e falta de higiene acabam afastando os clientes. Além disso, as feiras livres sofrem atualmente a forte concorrência dos hipermercados, que oferecem os mesmos produtos num ambiente sofisticado e dentro de padrões de qualidade exigidos pela vigilância sanitária.

Como se não bastasse, a tecnologia também depõe contra as feiras livres, já que a maioria dos consumidores que preferem os hipermercados opta pelo cartão de crédito na compra dos produtos, ao contrário das feiras, que só aceitam dinheiro em espécie.

As duas estudantes apontam, na sua reportagem, que uma importante alternativa de sobrevivência das feiras livres seria a revitalização desses espaços para transformá-los em referência, a exemplo do Mercado de São José (no Recife) ou Mercado Central (em Belo Horizonte).    

Com informações do multiciência           

Tradicionais feiras livres podem estar com dias contados

  1. Feeling disse:

    Realmente é muito desorganizado, Juazeiro tem camelodromo mas as feiras livres deixam e muito a desejar o ideal seria construir um Mercado grande, espaçoso e com estrutura organizada ou até mesmo mudar o Centro de local e dinamizar a cidade, seria uma boa assim poderia crescer bem mais e com muita organização… a região do Carrefour e da Dismel em breve estará formando um novo aglomerado há inclusive rumores de que o Novo Shopping seria construído por ali…

  2. Watergate disse:

    Ouvi rumores de que naquela regiao teria uma filial da NASA

  3. Tontonho disse:

    FEIRA É UMA DOENÇA BOA….
    TEM GENTE QUE ADORA UMA FEIRA….
    SAO SEMPRE OS MESMOS, NO MESMO HORARIO…
    NO SABADO…
    NO DOMINGO…
    AO NASCER DO SOL…
    NO DOMINGO EM QUE NAO VOU A FEIRA, NAO É DOMIGO BOM!

    PRECISARIAM SEREM MAIS BEM CUIDADAS…
    MAIS LIMPAS….
    MAIS ORGANIZADAS….

    AGORA DIZER QUE VAO ACABAR?
    É COISA DE GENTE QUE NAO GOSTA DE FEIRA…
    DE GENTE NOVA….

    ESPERAMOS QUE ISSO NAO ACONTEÇA….

  4. Olá a todos.

    Quem deseja conferir a matéria sobre as feiras livres, confira o link;
    http://multicienciaonline.blogspot.com/2009/05/feira-livre-perde-clientela.html

    Agradecemos a nota e confira o blog MultiCiencia (www.multicienciaonline.blogspot.com).

    Andréa Cristiana

  5. Érica disse:

    Em nenhum momento no texto das meninas (postado no blog MultiCiência) ficou claro que as feiras estão chegando ao fim… pelo menos não foi essa a minha interpretação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *