Tradição dos Congos encerra programação do 3º ‘Natal Iluminado’ de Juazeiro

por Carlos Britto // 08 de janeiro de 2024 às 21:00

Foto: Ícaro Alexandre/Ascom PMJ Seculte

A última apresentação do projeto ‘Natal Iluminado’, da Prefeitura de Juazeiro (BA), foi realizada no último sábado (6) na Praça da Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas, Centro da cidade. O público conferiu a apresentação dos Congos, grupo cultural tradicional em Juazeiro, homenageando o Dia de Reis, movimento centenário na cultura popular brasileira o qual representa a passagem das folias pelas ruas, reunindo grupos de cantadores e instrumentistas em homenagem aos três reis magos: Baltazar, Belchior e Gaspar.

Encerramos a 3ª edição do nosso Natal Iluminado levando aos juazeirenses a magia desta época do ano. É uma alegria muito grande ver a realização de um projeto tão importante e com todas as orientações e apoio da prefeita Suzana Ramos, que valoriza o resgate da cultura das festas de tradição“, ressaltou o gestor de Projetos de Cultura e Turismo do município, Edvaldo Francioli.

Dona Alvemira Maria elogiou a apresentação e a iluminação do Natal, que resgatou a magia do período em Juazeiro. “Está tudo lindo. Foi linda a apresentação dos Congos“, disse.

A juazeirense e pesquisadora, Dra.Ana Carla Pereira Martins Conselho, que em sua tese de Doutorado estudou o grupo dos Congos de Juazeiro, explicou a participação do grupo no Dia de Reis. “A manifestação de Congos está ligada à devoção a Nossa Senhora do Rosário, que é uma santa da Igreja Católica, e os devotos, que são os afrodescendentes começaram a fazer suas reverências no mês de outubro. Isso acontece em Juazeiro desde 1925, quando seu Cipriano assumiu a liderança do grupo. A devoção no Dia de Reis integra esse movimento religioso“, esclareceu. A professora levou a filha para os ensaios do grupo e, hoje, a pequena Maria Rita, de 7 anos, integra o movimento.

Os Congos de Juazeiro ganharam um reforço para manter a estrutura do grupo e suas tradições. Em outubro de 2023 ‘Gó Véi’, líder do grupo, e sua família foram premiados como Mestres e contemplados na Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo do estado da Bahia na categoria Saberes, Identidade Ancestrais.

Natal Iluminado

 O brilho, as cores e a magia característicos desta época do ano invadiram Juazeiro. Além da iluminação em vários pontos da cidade, a Praça da Catedral recebeu um presépio em tamanho real, árvores luminosas e outros ornamentos, sendo transformado num verdadeiro cartão postal natalino e encantou os juazeirenses em todo o mês de dezembro.

Congos

Grupo religioso que preserva o culto a Nossa Senhora do Rosário, historicamente ligado ao povo negro em várias regiões do Brasil. O grupo sai em cortejo pelas ruas da cidade de Juazeiro no dia de Nossa Senhora do Rosário (último domingo de outubro), no Dia de Finados (2 de Novembro) e nos dias em que são convidados para visitação a algumas casas do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. A verdade é a seguinte: só vai, só funciona assim. Não adianta conversinha com essas OTORIDADES. Essas OTORIDADES têm compromisso…