Trabalhadores da limpeza urbana ameaçam greve às vésperas do Carnaval de Juazeiro

por Carlos Britto // 26 de janeiro de 2026 às 19:40

Foto: Ascom Sindilimp-BA/divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública da Bahia (Sindilimp-BA) denuncia a demissão de cerca de 51 trabalhadores da limpeza urbana em Juazeiro, no norte do estado, às vésperas do Carnaval, e com isso anunciou um protesto a partir desta segunda-feira (26), em frente à sede da empresa Limp City. Segundo a entidade, a decisão envolve a prefeitura e a empresa responsável, que alegam falta de recursos para manter o contrato. Em nota, o Sindilimp-BA classifica a medida como inaceitável.

É inadmissível que uma cidade do porte de Juazeiro, que divulga campanhas como ‘Juazeiro limpa, eu limpo, você limpa’, esteja, na prática, demitindo pais e mães de família em pleno período de Carnaval”, diz a entidade, em texto.

O Sindilimp-BA afirma também que os trabalhadores continuam atuando durante a festa e que o desligamento ocorreria logo após o encerramento do evento. “Esses trabalhadores estão sendo obrigados a trabalhar durante todo o Carnaval e no dia 23 de fevereiro, serão simplesmente descartados”, diz outro trecho da nota de repúdio.

Como forma de pressão, o sindicato informa que haverá paralisação da coleta de lixo e da limpeza urbana e cobra esclarecimentos sobre as dispensas e uma solução imediata para preservar os empregos. “Esse caso evidencia, mais uma vez, o descaso das empresas com os trabalhadores da limpeza urbana. Seguiremos firme na cobrança até que o problema seja completamente resolvido. Nosso compromisso é com os direitos e com a valorização da categoria”, declara a coordenadora-geral do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello. (Fonte: Panorama da Bahia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários