Tomógrafo e raio X digital modernizam saúde municipal de Juazeiro

por Carlos Britto // 22 de janeiro de 2023 às 14:59

Foto: Luan Medrado/Ascom PMJ/Sesau

A saúde municipal de Juazeiro (BA) tem recebido cada vez mais investimentos por parte do Governo Suzana Ramos. Bom exemplo disso é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que já está com um aparelho de tomografia instalado. A unidade também recebeu um novo equipamento de raio-X, digital e mais moderno, o que proporciona um ganho no diagnóstico de pacientes que precisam do atendimento na unidade.

A instalação desses aparelhos é uma revolução no serviço de saúde do município, visto que geralmente não se tem um equipamento de grande porte como um tomógrafo em uma UPA. “Uma UPA ter uma tomografia não é muito comum. Com a tomografia, a gente vai poder diagnosticar vários tipos de doenças, principalmente os AVCs hemorrágicos e isquêmicos. Isso faz com que a população tenha um diagnóstico muito mais rápido, além de outras patologias que vão ser diagnosticadas com a tomografia com muita precisão“, destacou o secretário de Saúde, Fernando Costa.

Segundo a diretora geral da UPA, Andreza Monteiro, como o tomógrafo não é um aparelho comum em uma UPA, para ter o diagnóstico de algum paciente era preciso levá-lo a outra unidade para a realização do exame, e isso não é um processo tão rápido. “Pacientes que precisavam desse exame tinham que ser transferidos para outra instituição. Com o aparelho aqui na UPA, a gente vai conseguir fazer o diagnóstico mais precoce e dar uma assistência melhor ao paciente“, disse Andreza.

Os aparelhos de última geração já estão instalados, faltando apenas detalhes para a entrega à população. “Em breve vamos entregar estes equipamentos. Estamos esperando apenas o programa da máquina. O mais difícil já foi feito, que é a instalação e a máquina em si. Estamos finalizando a licitação do programa para colocar em funcionamento para as pessoas“, disse Fernando Costa.

Modernização

Com a implantação do primeiro tomógrafo na rede municipal, a prefeita Suzana Ramos moderniza o setor em Juazeiro. “Estamos fazendo uma evolução nos serviços de saúde do município. Entregamos uma Policlínica Municipal totalmente reformada e com novos serviços e equipamentos, várias unidades Básicas de Saúde já reformadas, a UPA já dispõe da usina de oxigênio, entre vários outros ganhos para Juazeiro. E vem muito mais para melhorar o atendimento às pessoas“, ressaltou Suzana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.