Tempo seco: Bombeiros alertam para riscos de novos incêndios em Juazeiro

por Carlos Britto // 24 de julho de 2023 às 19:00

Foto: 9 BBM/Divulgação

Com a meteorologia apontando previsão de aumento da temperatura e tempo seco, o 9º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Juazeiro (BA) emitiu um alerta sobre riscos de mais incêndios na região. 

Nos últimos dias, já foram atendidos diversos chamados para incêndios florestais na área de Juazeiro e em regiões circunvizinhas. “Ressalta-se que a mata seca, aliada à baixa umidade relativa do ar e a realização de queimadas para limpeza de áreas rurais, as quais pela ação do vento projetam material incandescente, dando início a novos focos, aumenta ainda mais os riscos nas operações de combate nas localidades rurais diversas do local onde se realizou a queimada”, explica o 9º BBM.

Dados

Cerca de 12 atendimentos foram realizados pelo 9º BBM nos últimos dias, em diferentes localidades, tais como Lagoa Seca, Estrada da adutora, Povoado de Campos, Carnaíba, Itamotinga, Rodeadouro, dentre outros. Somente ontem (23), dois incêndios foram combatidos na Serra da Batateira e no Projeto Mandacaru.

Muitas destas localidades rurais têm dificuldade de acesso para se realizar os combates, e também apresentam dificuldades na comunicação por problemas de sinal de operadoras de telefonia, fato que dificulta o trâmite rápido de informações durante a operação de combate do sinistro e a solicitação de apoio de equipamentos adicionais como maquinários, tratores, retroescavadeiras”, sinaliza o 9º BBM.

Orientação

A instituições orienta sobre os procedimentos corretos, a fim de evitar problemas desse tipo. “Assim, deve-se evitar fogo para a limpeza de áreas das propriedades rurais, pois esta prática favorece o surgimento de incêndios florestais, afetando de forma direta o meio ambiente como um todo. A população desempenha um papel chave neste processo de proteção ao meio ambiente”, ressalta o 9º BBM de Juazeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários