Tema do desfile cívico em homenagem aos 123 anos de Petrolina destacará monumentos e história do município

0
Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

No próximo dia 21 de setembro, o município de Petrolina completará 123 de emancipação política. Uma das atividades em comemoração à data será o desfile cívico, que este ano já tem o tema definido: “Petrolina Monumental – Pertencer é uma Arte”. A escolha aconteceu durante encontro realizado pelo conselho da Secretaria de Educação (Sedu) e submetido à avaliação da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), parceira na organização do evento.

A intenção – segundo o seu idealizador, o jornalista e professor de história Jota Menezes – é narrar, por meio das representações culturais e do sentimento de pertencimento, as identidades, os monumentos da cidade, os acontecimentos que marcaram a história e a memória de Petrolina. “Falar dos monumentos é referir-se, principalmente, ao aspecto da criação, do inventar e reinventar-se, da disposição de construir, de inovar, de quebrar paradigmas, de ousar e mudar perspectivas e padrões. Os monumentos de Petrolina são um exemplo desse eterno refazer. Eles expressam o passado, o futuro e repousam sua magnitude no presente para que não esqueçamos de quem fomos e do que podemos ser“, explica.

A proposta inicial conta com 15 alas, que devem retratar a história de Petrolina através dos monumentos, além dos carros alegóricos e da participação de escolas municipais, estaduais e particulares. A expectativa, segundo a organização, é colocar mais de 3.500 pessoas, entre alunos e membros da sociedade civil no ato cívico.

Nas próximas semanas, a equipe deve voltar a se reunir para definição e organização de detalhes como data e horário, infraestrutura, logística e segurança do evento. Com informações da assessoria da PMP/Sedu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome