Técnico agrícola faz sérias ressalvas ao serviço de poda de árvores em Petrolina

por Carlos Britto // 05 de agosto de 2013 às 10:02

poda árvores (2)_640x480poda árvores_640x480O serviço de poda realizada pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) não para de receber críticas em Petrolina. Desta vez é o técnico agrícola Roberto Domingos quem faz sérias ressalvas, neste e-mail enviado ao Blog.

Confiram:

Temos visto em Petrolina muitas das árvores sendo cortadas, e não podadas. Temos a ideia de que não há acompanhamento técnico na realização das podas. Temos percebido alguns comentários criticando a gestão municipal e a secretaria responsável na área. Não fui nomeado para defender quem quer que seja, tampouco estou fazendo isto.

O que sabemos mesmo é que podadores ganham para realizar o serviço e muitos não sabem qual é o objetivo da poda, pois não são especializados nessa área.

Podar é renovar o potencial da planta. As pessoas fazem apenas para diminuir o tamanho das árvores em locais de rede elétrica, outras para verem os ramos novos brotarem e dar uma melhor visibilidade na planta, deixando-a mais bonita.

A nossa cidade está ficando feia da forma que estão cortando as árvores. É importante lembrar que da forma que estão sendo cortadas, poderão até morrer. A temperatura tende a aumentar e isso traz malefícios à população, já que a nossa cidade é de asfalto preto, o que torna maior a temperatura.

Por outro lado, defendemos a poda com acompanhamento técnico. Petrolina precisa e deverá ser mais arborizada e temos visto muitas pessoas se conscientizando disso. Arborizar é preciso, temos que cuidar do meio ambiente. O efeito estufa está aí e nós somos culpados, direta ou indiretamente.

Roberto Domingos/Técnico Agrícola

Técnico agrícola faz sérias ressalvas ao serviço de poda de árvores em Petrolina

  1. Luiz Domingos de Carvalho disse:

    Concordo plenamente com o sr. Roberto Domingos.

    Temos que ser vigilantes do nosso meio ambiente.

    Temos como exemplo as áreas do Bodódromo e av. São Francisco, que estão ficando bem arborizadas e os bons resultados já começam a aparecer. Cuidar de uma planta é como cuidar de uma “criança” que requer todo carinho, às vezes gastamos algum dinheiro, mas o nosso meio ambiente agradece.

    Luiz Domingos de Carvalho
    Vice-Presidente da Associação de Moradores do Bairro de Areia Branca – Petrolina-PE.

    1. Maria disse:

      Aonde? No Bodódromo? Não vi árvores sendo plantadas ali.
      Deveria plantar sim. Assim como cuidar da praça Nossa Senhora da Conceição onde querem cortar as árvores ali existentes.

      1. Luiz Domingos de Carvalho disse:

        Sra. Maria, boa tarde.

        Já plantei e continuo plantando e fazendo doações de árvores no Bairro de Areia Branca.

        Pode verificar dentro do Bodódromo e na av. São Francisco, a comuidade sabe disso.

        Sempre cuidei do meio ambiente.

        Obrigado,

        Luiz Domingos de Carvalho
        Vice-Presidente da Associação de Moradores do Bairro de Areia Branca – Petrolina-PE

  2. hernani disse:

    Diante do exposto,deduzimos que a prefeitura estar cheia de leigos,pois no trânsito,não há engenheiro de tráfego,concernente ao meio ambiente não tem um técnico,pois se o tivesse não cometeria este crime contra a natureza,ou então o especialista em meio ambiente da prefeitura faltou esta aula na faculdade.

  3. Lairton Augusto disse:

    Ressalva: Passei no local, quando estava acontecendo a poda e posso lhe assegurar com certeza, não foi a AMMA, tampouco qualquer secretaria da prefeitura que realizou a poda não..

  4. Agatha disse:

    Servicinho meia boca como os demais: trânsito caótico, praças descuidadas, esculturas horrendas.

  5. Eduardo disse:

    É um crime o que estão fazendo com as árvores de nossa cidade, na prefeitura so tem leigos e oportunistas querendo tirar proveito das coisas.

  6. Lairton Augusto disse:

    Queria só saber com que cara a professora de Educação Ambiental ministra aulas para os seus alunos nessa escola..

  7. TA RSD disse:

    ISSO NÃO SE CHAMA DE PODA PODEMOS CHAMAR DE DECEPAR É UMA DESINTELIGENCIA ENORME. POR ONDE ANDA A SECRETARIA DE AGRICULTURA E OU MEIO AMBIENTE DA CIDADE.

  8. VÁ A AFRÂNIO E VEJA COMO SE FAZ disse:

    Faça uma visita ao Município de Afrânio e veja como se faz, tanto na cidade quanto nos povoados e distritos, a Prefeitura faz o serviço de arborização, aduba, combate os insetos que atacam as arvores, na época da seca manda molhar com dois tratores de pneus acoplados com dois pipas e todos os meses são realizados serviços de poda com cinco equipes e ninguém paga nada pelo serviço. Em Petrolina até onde sei, não planta e se você quiser podar uma árvore em frente à sua residencia, você tem pagar alguém pelo serviço.

  9. Jair Lima disse:

    Escreveu, escreveu e não disse nada. Ora, falar em produtividade! ora essas não foram plantadas para dar frutos e sim para aparência e sombra. Outro ponto, quando se tem menos folha, tem-se também menos perda de água. Os meses quentes são os mais indicados para esse tipo de poda, que visa uma total recuperação dos galhos das plantas. Daqui a poucos dias, a folhagem estará de volta. Menos sombra agora, mas depois teremos mais copa, sem o risco de atingir a fiação.

    1. Eduardo disse:

      Ali não tem fio cara pálida!! Realmente quando se tem menos folha menos água, isso é uma característica da caatinga, e ficus não é da caatinga. Só que a planta fica em estágio de dormência, da forma que foi feito não sobrou nenhuma ou quase nenhuma folha, o que pode ocasionar a morte da árvore, entendeu????Então tá errado, e só se justifica aquela poda se fosse no caso da árvore está com algum tipo de podridão na sua parte aérea, para tentar controlar e eliminar a parte doentia e depois utiliazar uma pasta cúprica no local do corte.

    2. roberto disse:

      Meu caro Jair, se você não conseguiu assimilar o que postei é uma outra coisa. Agora, querer desqualificar o que tive a competência de escrever para ser postado é outra coisa. É importante lembrar que potencial não significa dizer apenas produtivo não. tenho certeza que todas as outras pessoas que leram e comentaram é porque entenderam o que eu quis transmitir. lhes agradeço se o amigo puder interpretar.

  10. Leonardo disse:

    Infelizmente sou obrigado a fazer esse duro comentário contra aqueles que exterminam as árvores dessa cidade. Só mesmo desmiolados… podem ter a capacidade de prejudicar a comunidade, os eleitores, os pagadores de impostos de Petrolina, promovendo um desserviço àqueles que com sacrifício mantém uma estrutura que se não é a das melhores mais parece uma extensão da corte de Dom Pedro II….
    Lamentável.

  11. Rodrigo disse:

    Também sou a favor de mais árvores em petrolina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.