TCU e Ministério da Defesa acompanham 2º dia do processo de geração das mídias em PE

por Carlos Britto // 19 de setembro de 2022 às 08:16

Foto: TRE-PE/reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou procedimento de geração de mídias neste domingo (18) – segundo dia do procedimento – e recebeu, por meio da juíza eleitoral Nalva Cristina, na 7ª Zona Eleitoral, a presença do representante do Tribunal de Contas da União (TCU), Manoel Joaquim Gomes de Luna, e do Ministério da Defesa, Vilc Queupe Rufino.

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PE, George Maciel, explicou aos presentes todo o processo que vai desde a geração das mídias até o lacre das urnas, enfatizando as várias medidas de segurança incluídas nesta parte do processo eleitoral, medidas que são apenas parte dos muitos procedimentos e elementos que tornam a votação eletrônica brasileira extremamente segura.

Geração de mídias é a inclusão, nas memórias flash que vão para as urnas eletrônicas, dos dados dos eleitores que votarão em cada urna específica, bem como dos dados dos candidatos que concorrem neste primeiro turno das eleições. Vale lembrar que esses dados são criptografados e possuem chaves de segurança”, pontuou.

A auditoria Integrada Sistemática eletrônica de votação Brasileira do Tribunal de Contas foi aberta por requisição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2021, com previsão de término para março de 2023. Para o secretário de Controle Interno do TRE-PE, Ruy Rattacaso, este trabalho de auditoria é de grande valia e importância.

Essa ação passa por todas as etapas da votação desde o desenvolvimento, compilação, assinatura digital, lacração, e verificação da integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais, geração de mídias, preparação e funcionamento das urnas eletrônicas, nas modalidades operacional e de conformidade, quanto à sua auditabilidade, segurança, transparência e confiabilidade”.

Em Pernambuco, no dia da votação, dois auditores farão testes amostrais para aferir a integridade dos boletins de urna nos seguintes locais: 10ª ZE/ seção 75 e 7ª ZE/seção 174. Também acompanhou a visita o secretário da Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-PE, Breno Russell Wanderley.

Próximo passo

Depois da geração de mídias, começará a preparação das urnas eletrônicas utilizadas no primeiro turno, que acontecerá entre os dias 21 e 27 de setembro em todo o Estado. O procedimento consistirá na inserção dos sistemas (operacional, de votação e de justificativa). São convidados a estar presentes neste momento representantes de partidos políticos e de diversas instituições, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, imprensa e as forças de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.