TCE-PE julga irregulares contas do prefeito de Belém do São Francisco

por Carlos Britto // 15 de maio de 2014 às 13:00

Gustavo-Caribé1A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) emitiu, por unanimidade, parecer prévio nesta quarta-feira (14), recomendando à Câmara de Vereadores de Belém do São Francisco a rejeição das contas do prefeito Gustavo Henrique Caribé (PSB) relativas ao exercício financeiro de 2012.

De acordo com o conselheiro e relator do processo, Marcos Loreto, a equipe de auditoria identificou diversas irregularidades nas contas, que ensejaram a emissão do parecer prévio. As mais graves são as seguintes: realização de despesas nos dois últimos quadrimestres sem deixar dinheiro em caixa para honrar os compromissos, infringindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); não execução da dívida ativa; aumento da dívida flutuante em cerca de 40% em relação ao exercício de 2011; e não recolhimento ao Regime Próprio e Geral da Previdência no valor de R$ 3,4 milhões.

O relator determinou em seu voto que o atual prefeito do município ou quem vier a sucedê-lo adote as seguintes providências, sob pena de aplicação de multa: Remeter a Prestação de Contas devidamente instruída com documentação exigida em atos normativos desta Corte; Realizar corretamente os registros contábeis a fim de evitar distorções e inconsistências nos demonstrativos contábeis; Enviar os Relatórios de Execução Orçamentária e os Relatórios de Gestão Fiscal com os valores corretos e respaldados pela Contabilidade; Adotar mecanismos de controle com vistas a minimizar o risco de crescimento dos compromissos de longo prazo que venham a comprometer o equilíbrio das finanças municipais, em especial os de natureza previdenciária, entre outras medidas. As informações são do TCE.

 

TCE-PE julga irregulares contas do prefeito de Belém do São Francisco

  1. Danilo disse:

    Quero novidade

  2. Jackson disse:

    É… em Belém a situação tá feia. Por causa da péssima administração desse prefeito, as contas de 2011 já tinham sido rejeitadas pelo TCE, e agora as referentes ao ano de 2012 também foram. A dívida do município, pasmem, já chega a 20 milhões de reais por causa da irresponsabilidade dessa gestão que já entrou pra História de Belém como a pior administração de todos os tempos, superando negativamente até a do pai dele (Caribé).

  3. paulo disse:

    jackson, na certa vc é do grupo da oposição, grupo este que nunca fez nada pelo municipio. diga jackson, quando a situação de belem não esteve feia, diga jackson quando belem teve boa admistração, as outras gestões desse grupo que vc defende quando entrou pra historia como a melhor????? vamos relembrar alguns casos: hoje os municipios de oroco, santa maria da boa vista e cabrobo, estão entre os melhores municipios de renda da região ribeirinhas do sao francisco. isso graças a esse grupo de oposição que não tiveram interesse nenhum de alojar as familia que sairam de suas terras por conta da barragem de itaparica aqui na região. a ponte que liga o ibo-pe ao ibo-ba, esse grupo da oposição nunca tiveram interesse pra trazer pra o porto da barra. o compare ia ser instalado no predio antigo do cinema, eles não aceitaram. é esse grupo que pensa em governar o municipio. pois tirem o cavalinho da chuva que o povo de belem deram fé que belem foi governado por esse povo á decadas e sempre foiu um municipio morto. agora dizerem que o prefeito atual desgraçou o municipio? degraçado ele já pegou de outras gestões, como o pai dele que ja pegou desse grupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.