Nesta segunda-feira (17) a partir das 17h, a Praça da Igreja de Santo Antônio, na Aldeia Brejo dos Padres, em Tacaratu (PE), Sertão de Itaparica, será palco da 2ª Mostra Pedagógica da Oficina de Teatro Pankararu. O evento é fruto da 2ªEdição da oficina Corpo e Território, ministrada pelo artista indígena Fykyá Pankararu, com o objetivo celebrar a cultura indígena, e reafirma a arte como ferramenta de resistência e fortalecimento da identidade.
Durante o processo de formação, os participantes exploraram técnicas de movimento corporal, ritmo e criação de figurinos, inspirados nas memórias do corpo e do território Pankararu, finalizando com a produção do evento que tem em sua programação a apresentação de dois espetáculos. Para Fykyá, idealizador e diretor do espetáculo, a oficina foi uma oportunidade poderosa para reconectar a história do povo Pankararu. “A oficina permite a todos essa viagem entre as histórias, nos conectando e fortalecendo nossa essência”, afirmou ele.
A programação da mostra inclui a apresentação de dois espetáculos: ‘Entre a Vida e a Morte’, resultado da oficina de teatro com a comunidade; e ‘Conversa das Comadres’, do Grupo Coco das Antigas. O projeto foi viabilizado pelo edital Funcultura Geral 2023/2024, e conta com o apoio do Prêmio Funarte 2023/2024.
O produtor executivo Jackson Vicente ressalta a importância do projeto: “A Oficina de Teatro Pankararu vai além de um projeto. É um resgate à ancestralidade, onde se valoriza o poder da memória e a importância do território como parte do corpo e da cultura. É belíssimo!”, disse ele. Para mais informações sobre o evento e as produções, é só acompanhar a página do Instagram @rama.producoes.