Tabira: Mulher de ex-prefeito lidera corrida municipal, aponta Instituto Múltipla

por Carlos Britto // 19 de agosto de 2016 às 15:32

TabiraA sucessão municipal de Tabira (PE), no Sertão do Pajeú, começou a esquentar. E a candidata a prefeita pela oposição, Nicinha Brandino (PMDB) está liderando a corrida. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa realizada no município pelo Instituto Múltipla.

Nicinha, de acordo com o levantamento, aparece com 38% das intenções de voto do eleitorado, enquanto o atual prefeito e candidato à reeleição, Sebastião Dias (PTB), tem 29% e Zé de Bira (PSB), 17%.

Na pesquisa estimulada, são oferecidas as opções de voto para o entrevistado. Neste cenário estimulado, 16% não sabem ou não opinaram. Como a margem de erro é de 5,7%, é obrigatório dizer que, mesmo no seu limite, considera-se tecnicamente empate técnico entre Nicinha e Sebastião, mesmo que haja vantagem matemática para a peemedebista, em números absolutos.

Na espontânea, em que o eleitor livremente se manifesta, 26% disseram votar na candidata, contra 22,3% dos que optaram pelo atual prefeito, e 7,3% disseram votar no socialista. Neste cenário, 41% não sabem ou não opinaram, 2% citaram Dinca Brandino e 1,4% não opinaram. Considerando a margem de erro da pesquisa (5,7%) o quadro configura empate técnico, agora mais consolidado que na estimulada. O levantamento foi registrado sob o número PE-06479/2016. Os dados foram coletados na última terça-feira (16) com margem de erro de 5,7% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa entrevistou 300 pessoas.

Rejeição

Quanto à rejeição, o instituto mostrou que Sebastião Dias é o líder, enquanto Zé de Bira e Nicinha empatam. O gestor tem 56,7% de rejeição, quando o eleitor é perguntado sobre em quem não votaria de jeito nenhum; já no caso de Zé de Bira, a rejeição chega a 39,3%. Nicinha tem 37,7% que dizem não votar nela de  jeito nenhum. Não sabe ou não opinaram, 7%. O número somado chega a mais de 100%, porque neste cenário o eleitor pode rejeitar até três nomes.

Desaprovação

O levantamento também analisou o desempenho de Sebastião Dias, e o resultado para ele não é favorável. Segundo o Múltipla, o governo municipal é desaprovado por 57%, o que considerado alto e certamente um dos motivos que prejudicam o desempenho eleitoral do candidato à reeleição; aprovam a gestão 40% do entrevistados; não sabem ou não opinaram 3%. Quando solicitou uma classificação da gestão, o instituto chegou aos seguintes números: 4,4% consideram a gestão ótima, contra 21% que dizem ser boa; 33% a classificam como regular, 11,3% ruim e 30,3% a classificam como péssima. (com informações de Anchieta Santos/para o Blog/foto reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários