Suzana prestigia 5º Festival do Doce de Leite em sua terra-natal

por Carlos Britto // 23 de outubro de 2022 às 21:36

Foto: Ascom PMJ/divulgação

O 5º Festival do Doce de Leite de Juremal, na Zona Rural de Juazeiro (BA), marcou a volta de uma tradição após três anos sem ocorrer no distrito devido à pandemia de Covid-19. O evento atraiu visitantes de várias regiões do município. Realizado pela prefeitura, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) e da Comissão Organizadora do Festival, o festival voltou fortalecido. “O resultado até agora está acima do esperado, tem doceira que já vendeu tudo, com isso, podemos dizer que o festival é um sucesso absoluto”, comemorou o gestor da Adeap, Assis da Apolo.

A programação deste ano foi além da tradicional exposição e comercialização dos doces e outros produtos da culinária regional. Quem foi a qualquer um dos dias do evento pôde disfrutar de uma vasta programação com shows musicais, coroação da Rainha e do Mister do Festival, a degustação da raspa do doce de leite no tacho, e inovações como o lançamento do doce de leite em barra feito a partir do leite de cabra, entre outras.

A prefeita Suzana Ramos, que nasceu em Juremal, não poderia deixar de prestigiar o festival. “Aqui eu estou em casa, é muito bom para mim ver essa gente querida que eu conheço de muitos anos, trabalhando, sendo reconhecida pelo seu trabalho e levando o nome de Juremal para todo lugar. O festival resgata uma tradição do distrito e reforça o compromisso da nossa gestão com a valorização do nosso povo e da nossa cultura“, afirmou Suzana.

Dona Floracy Gonçalves, que produz doce há mais de 40 anos, participou de todas as edições do festival. Ela foi uma das 30 expositoras este ano. “É muito bom para nós a volta do festival, muita gente, boas vendas. Estou muito feliz”, declarou.

Foto: Ascom PMJ/divulgação

Homenagem

Este ano houve uma série de homenagens aos filhos ilustres de Juremal, como o escritor José Guilherme da Cunha (Tota), autor do livro ‘Esquina do Badu’. No final, houve uma homenagem surpresa ao diretor de agricultura e pecuária da Adeap, José Wilson Chaves, o ‘Chaveco’, em reconhecimento pelo seu empenho na luta em prol do desenvolvimento de Juremal e de outros distritos. “Para mim foi uma surpresa muito grande, mesmo trabalhando na organização do festival não percebi nenhum movimento nesse sentido e a gente se emociona com tudo isso, é um sinal de gratidão, de que a gente está no caminho certo”, revelou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.