Representantes dos surdos entrarão com uma representação junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) nesta segunda-feira (11), às 8h. Eles reivindicam o cumprimento da Lei de Acessibilidde (n° 10.098 de 19 de dezembro de 2000), pela qual se baseiam para reivindicar que as salas de cinema do River Shopping voltem a exibir filmes com legendas.
Na última sexta (8) eles reuniram-se na Escola Estadual Professora Adelina Almeida para discutir as providências que estão sendo tomadas com relação a todos os seguimentos televisivos – incluindo as salas de cinema – a obedecerem a lei.
O movimento, batizado de ‘Queremos Legenda’, reclama das dificuldades dos deficientes auditivos de assistirem aos filmes exibidos nas salas do River Shopping, pois as mesmas não estão disponibilizando nenhum horário com filmes legendados.
A Lei estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e representa um marco importante para as pessoas com deficiência no Brasil, pois mediante essa Lei, elas podem requerer as devidas condições de acesso e ainda exigir as adequações necessárias para sua autonomia.
Saiba mais
No artigo 2° da Lei de Acessibilidade, ficam estabelecidas as seguintes definições:
I – acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida;
[…]; d) barreiras nas comunicações: qualquer entrave ou obstáculo que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens por intermédio dos meios ou sistemas de comunicação, sejam ou não de massa.
Em 2 de dezembro de 2004, foi sancionado o Decreto-Lei nº 5.296, que especifica de forma mais clara como devem ser adaptadas as mensagens dos meios de comunicação às pessoas com deficiência sensorial. Com relação aos recursos, fica estabelecido o seguinte:
Parágrafo 2 º – A regulamentação de que trata o caput deverá prever a utilização, entre outros, dos seguintes sistemas de reprodução das mensagens veiculadas para as pessoas portadoras de deficiência auditiva e visual:
I – a subtitulação por meio de legenda oculta;
II – a janela com intérprete de LIBRAS;
III- a descrição e narração em voz de cenas e imagens.



Apoiado, essa rede oriente não tem respeito pelos seus clientes.
É questão de justiça para com eles, escuto muitos professores reclamarem que eles são inclusos em sala de aula, porém os docentes não são preparados para recebe-los. Tem que cumpri a lei e pronto. O resto é resto.
Aproveitando…
Isso fora péssima manutenção que a oriente faz nas salas poltronas já desgastadas rasgando, projetor com péssima qualidade.
Viajei 220 km para assistir os vingadores em sua estreia, mas foi só decepção pois uma imagem horrível, embaçada e com riscos que não sei se era do projetor ou da tela ja desgastada e com falta de manutenção, som baixo péssimo.
Tive a sensação de estar assistindo um filme pirata pela internet.
Falta de manutenção o cinema vive cheio lucro da……………………..
Além de ser um direito conquistado previsto em lei federal, é um dever da sociedade se mobilizar quanto a causa que prevê inclusão, ainda assim os verdadeiros amantes dessa arte, gostam de assistir os filmes em som original que sem dúvida é de maior qualidade.
“A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”.
Mãe de um deficiente auditivo e, amiga de todos eles.
Nós. amantes da sétima arte e que preferem assistir filmes em som original, abraçamos a causa dos deficientes auditivos! Uma reivindicação nossa de muito tempo, porém nunca atendida pois a Orient Cinemas sempre alegava a questão preferencial e comercial. Só que agora a coisa é diferente, lei é lei, e lei deve ser cumprida, não questionada. Boa sorte para os surdos que precisam e para os não-surdos que preferem as sessões legendadas.
Gostaria de conversar com alguém ligado ao movimento para ver como posso colaborar na legislação estadual. Fica o meu e-mail para contato: contato@marcelocancao.com.br
Bom dia Marcelo..
Sou a mãe de Habib, e eu que o acompanho nessa luta em busca dos seus direitos, gostaríamos imensamente de saber como pode nos auxiliar.
Meu e-mail: dra. paulagrave@gmail. com
Agradecemos antecipadamente.
Por favor, me adicione no facebook: Habib Musser. E conversaremos :)
Boa tarde! Marcelo Canção
Sou Líder comunidade surda e movimentos de Surdos de Petrolina, gostaríamos de dar apoio da comunidade surda de Petrolina, estamos lutado pelo direitos, “Queremos Legenda ”
Meu email helaynne_amo@hotmail.com
Grata Helayne
Deixei de ir ao cinema aqui em Petrolina pela falta de filmes com som original e legendas. Ainda por cima, o som quando o filme está em português é ruim. Outro descaso do cinema que me incomoda, é que eles sempre falam que a máquina de cartão está momentaneamente quebrada. Há meses, talvez anos! É muito descaso! De bom ali, só a localização, o preço acessível, e as pipocas.
E i som sempre tem algum momento que fica baixo por minutos!!!!! !