Superintendente do DNIT-BA diz que suposta remoção de portões da ponte é fake news

por Carlos Britto // 05 de dezembro de 2024 às 07:58

Os rumores dos últimos dias acerca de uma suposta remoção dos portões da Ponte Presidente Dutra, por conta das obras da Travessia Urbana, agitaram Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), cidades ligadas pela ponte. No entanto, tudo não passa de fake news. Quem assegura isso é o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Bahia, Roberto Alcântara.

A este Blog, Alcântara argumentou não fazer nenhum sentido, seja sob a ótica da engenharia ou cultural, a retirada dos portões. Ele afirmou que a remoção divulgada se refere aos arcos do lado de Juazeiro, uma vez que toda a banca vai ser removida por completo para dar lugar a um grande viaduto duplicado.

O gestor do DNIT-BA informou também que haverá rotatórias em cima do viaduto a ser construído. Segundo ele, a ideia é de que os condutores que vêm de Petrolina ou chegam de Salvador (BA) terão a oportunidade de descer o viaduto e seguir para um lado ou outro. “O prefeito eleito Andrei já sinalizou a intenção do município de, ao receber a obra, promover algumas mudanças de tráfego urbano local, a fim de melhorar a mobilidade interligando os bairros”, frisou.

Alcântara destacou que até março de 2025 o DNIT deve iniciar a construção de 600 metros de viaduto duplicado. “Porém, nós teremos mais 1,4 mil metros de pista duplicada até o Assaí. Nossa expectativa é de que, até o final de 2025, ou seja, nove meses depois, nós já estejamos com todo esse viaduto finalizado. E entraremos 2026, já no mês de janeiro, com toda a pavimentação sendo executada com firmeza, para que antes do primeiro semestre de 2026, nós já entreguemos a obra à população de Juazeiro e região”, finalizou.

Superintendente do DNIT-BA diz que suposta remoção de portões da ponte é fake news

  1. Adamastor Clovis de Azevedo disse:

    Haverá uma melhora no trânsito de Juazeiro. Porém, os gargalos continuarão torrando a paciência e o bolso dos motoristas, afinal há graves problemas nas ruas e vielas de Juazeiro que se vinculam ao acesso à ponte, as quais continuarão se agravando. Essa obra importante não deve ser interpretada como solução definitiva, mas sim uma suavizada no trânsito da ponte, afinal a população de Juazeiro e Petrolina aumentou vertiginosamente, os veículos na mesma proporção. Petrolina vive um caos diário com os sérios congestionamentos sob o viaduto de acesso a ponte, o que se estende por boa parte da orla daquela cidade. Óbvio, que cerca de 90% dos veículos são provenientes de Petrolina sentido Juazeiro nos horários de pico. Mas o problema mesmo serão os próximos meses (ou anos). Um inferno se aproxima para os juazeirenses que possuem vínculos diários com Petrolina. Por certo que, se o DNIT e a construtora estão falando em finalizar etapas entre 2025 e 2026, o que não depende deles, pois esses repasses dependem de uma infinidade de negociações, diante da grave crise financeira que bate na porta do Brasil, é bom ficarmos preparados para o caos até 2030.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. E verdade curtir muita festa no country aliás eu moro no bairro quecda nome ao clube country club