Uma decisão para dividir com você

por Carlos Britto // 12 de março de 2013 às 07:40

Jornalismo-Responsável

O Blog tomou uma decisão que quer dividir com o seu público: Não vamos mais divulgar aqui notícia sobre suicídio. Na verdade publicamos bem pouco, mas todas as vezes que o fizemos foi com o coração apertado.

Não existe nada nos manuais de jornalismo contra esse tipo de notícia, mas há, sim, uma espécie de convenção profissional que “evita noticiar esse tipo de acontecimento.”

Mesmo tendo tratado de forma profissional e, por vezes superficial, o Blog falou do assunto. Ocorre que integrantes do corpo de Bombeiros e outros órgãos registraram o aumento de casos dessa natureza aqui em nossa região.  Psicólogos ouvidos por nossa reportagem atestaram essa informação e todos acreditam  que a divulgação pode estimular a prática.

Diante disso, preferimos perder a notícia para que outros ganhem a vida. Estamos lançando esse cartaz acima e disponibilizando a outros colegas de imprensa para que façam o mesmo. Essa campanha será da imprensa responsável.

Noticiaremos, quando convier, como falecimento apenas.

Entre a notícia em primeira-mão, o crescimento da audiência e a busca frenética pelo leitor, escolheremos a responsabilidade e a seriedade. Escolhemos sua companhia!

Uma decisão para dividir com você

  1. Ivan disse:

    A TV Grande Rio nunca noticiou suicídios. Parabéns!

  2. Ely Rene disse:

    Parabens pela iniciativa.

  3. Bruno disse:

    apoio essa campanha!

  4. Ericke disse:

    Decisão acertada. Nada é mais prejudicial para a sociedade do que uma informação inútil. Seria perda de tempo para quem dá ou recebe a notícia. Jornalismo com maturidade!

  5. Bianca disse:

    Decisão acertada.
    Espero que os blogs verdes, desesperados por audiencia, sigam isso, pois ja deu raiva o massacre repetitivo de noticias requentadas em busca de audiencia, isso quando não espalham noticias sem fundamento la da Africa dando a primeira impressão de que a noticia é sobre um acontecimento na região.
    Uma vergonha!
    O verdadeiro jornalismo PORCO feito por amadores!

  6. souza disse:

    O que mim chama atenção é que a pratica de suicidio que ocorre na ponte é justamente das petrolinense, o porque será? na cidade vizinha não houve registro desses caso.

    1. Watergate disse:

      As Petrolineses são mais eficazes.
      As Juazeirenses querem se matar de ralar a checa no chão, ai demora mais.

  7. Rosangela disse:

    Carlos Britto PARABÉNS!
    Outro dia, em sala de aula, um professor levantou uma polêmica interessante: O que é liberdade de imprensa? Não há limites? Um conselho… uma norma?
    Sua iniciativa é brilhante, não vejo o que esse tipo de notícia pode acrescentar de útil à vida de qualquer pessoa, alias pode influenciar e muito a já tão conturbada “cabeça” de nossos jovens. Sinto saudades do tempo em que era comum ouvirmos adultos cochichando e ao notar nossa presença, eram enfáticos – isso não é assunto para crianças. E ponto. Também adultério, aborto, assassinatos, eram informações devidamente filtradas. Censura ou proteção, hoje, mãe, avó, não questiono mais o resultado.
    Há radialistas em nossa região que noticiando um estupro ou abuso de um menor, não fica claro se ele dar a informação, um “passo-passo” tipo um manual de como fazer ou exercita suas taras em minuciosos detalhes.
    Por um JORNALISMO que informe e instrua. Apoiadíssimo!!!!!

  8. Plínio Amorim disse:

    Parabéns, Carlos Britto!
    Para alguns jovens o suicídio pode ser entendido como uma solução para os problemas. A mídia, sem querer, pode estimular.
    Decisão acertada. Espero que seja acompanhada por todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários