STTAR de Petrolina define plano de gestão para próximos 4 anos

por Carlos Britto // 29 de maio de 2022 às 16:32

Foto: Ascom STTAR/divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR) já está com seu plano de gestão definido para o período 2022/25. A pedido da entidade, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe) coordenou, por meio do secretário-geral Acácio Lima, e da assessora de formação política sindical da Federação, Ana Paula de Albuquerque, esse planejamento, em encontro promovido na sexta (27) e no sábado (28).

No primeiro momento, em grupos de trabalho, toda a diretoria, suplentes e conselheiros fiscais realizaram a avaliação do cenário interno, considerando a luta, a gestão e a organização sindical. Também foram identificados os desafios do sindicato em relação aos cenários político, econômico e social. Na oportunidade, a assessora da Fetaepe fez a análise de conjuntura, apresentando questões que desafiam e impactam diretamente o Movimento Sindical de Trabalhadores (as) Assalariados e Assalariadas rurais (MSTTAR). Os participantes assistiram ao vídeo produzido pela Fetape e Fetaepe no ano de 2016, ‘A força que vem do campo – A história da organização e da luta dos assalariados e assalariadas rurais em Pernambuco’.

O vídeo mostrou a luta nos momentos de dificuldade no início da organização dos assalariados rurais de Petrolina até a conquista da primeira Convenção Coletiva de Trabalho da Hortifruticultura Irrigada do Vale do São Francisco, no ano de 1994. O debate suscitou a importância do sindicato como uma entidade de luta e de resistência, e da necessidade de não se prender ao assistencialismo.

Trabalhamos de maneira participativa e colaborativa. Todos os diretores do STTAR Petrolina têm vez e voz nesta gestão. Assim como os conselheiros e suplentes. Ao longo desses dois dias, formamos grupos de trabalho que estão trazendo uma visão plural das necessidades do nosso público. A partir dessa série de discussões, formaremos nossa pauta, que é a agenda de atuação do nosso sindicato“, explicou a diretora de Organização Sindical, Simone Paim.

Ações

Ao final do encontro, a diretoria do STTAR construiu o Plano Operativo Anual/2022, no qual identificou as ações programadas para este ano e definiu as diretrizes para a gestão até 2025. “Fomos escolhidos pela base, e são os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras assalariados rurais que vamos atender. Daqui nossa gestão saiu organizada e com metas traçadas, para o bem do nosso associado“, assegurou a presidente do STTAR Petrolina, Maria Joelma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…