STF julgará se é constitucional dispensa de exame da OAB para exercício da profissão de advogado

por Carlos Britto // 28 de dezembro de 2010 às 09:18

A dispensa de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para obtenção de título de advogado será discutida no Supremo Tribunal Federal (STF). Foi o que decidiu o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ari Pargendler, que remeteu à Suprema Corte o processo em que dois bacharéis do Ceará, mesmo reprovados no exame, reclamam a inscrição na ordem.

Para Pargendler, o fundamento da discussão é constitucional, uma vez que trata da liberdade de trabalho, e já foi identificado como de repercussão geral em recurso semelhante que tramita no STF. O caso chegou ao STJ após o Conselho Federal e a seção Ceará da OAB contestarem liminar concedida pelo juiz Vladimir Souza Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), que autorizou que os bacharéis fossem inscritos na OAB independentemente da aprovação no exame.

O pedido dos bacharéis foi negado na primeira instância, mas Carvalho entendeu que o Conselho da OAB não tem prerrogativa de editar lei exigindo aprovação no exame. O juiz também afirmou que a necessidade de se submeter à prova após a conclusão do curso de direito fere o princípio da isonomia, uma vez que em nenhuma outra profissão há esse tipo de exigência.  (informações da Agência Brasil)

STF julgará se é constitucional dispensa de exame da OAB para exercício da profissão de advogado

  1. ney durval dos santos disse:

    Acho que o profissional ele quando conclui o curso já submete a um teste que é justamente o da faculdade portanto acho que seja uma falta de logica vc concluir um curso e ficar dependente da aprovação de um registro para exercer sua função.

  2. Roberto Guedes disse:

    Se isso acontecer vão prostituir a profissão!!!!

  3. Cláudia disse:

    O Conselho de Medicina Veterinária também realiza uma prova para obter registro e a carteirinha…logo para obter a licença para funcionar. Por favor alguém me esclareça, em 2011 vou pagar quase R$ 300,00 a vista em Pernambuco, se quiser trabalhar na BA vou ter que pagar o conselho de lá, a lei diz que o veterinário tem que receber no mínimo 8 salários mínimos, nem a prefeitura, nem o estado pagam esse valor, o conselho não faz nada, por isso me esclareçam, para que servem os conselhos?

  4. Eduardo disse:

    Pois é prezado Roberto. Com a exigência da prova da OAB, que é uma instituição séria, já temos tantos advogados de porta de cadeia, imagine se abrirem as porteiras!

  5. Professor Francisco Antonio Ramos disse:

    Esse tipo de avaliação deveria ser exigido por todas as profissões. Está na hora de criar, por exemplo, a prova da OPB – Ordem dos Professores do Brasil.

  6. SANDRO SANTOS - ACADEMICO disse:

    Em se tratando que todos cursam suas cadeiras nas academias,seja de Direito,Medicina etc,tendo que estudarem o máximo para serem aprovados,e ao final a única modalidade que se tem exigido como obrigatório é a advocacia para o exercício,então ou todas passam pelo o memso critério de uma avaliação final para se obter o registro de suas ordens e ou conselhos, passando todas pelo o critério de igualdade,ou então nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários