Sobre cães soltos em avenida da Vila Eulália, prefeitura esclarece que animais estão saudáveis e não pode fazer o recolhimento

por Carlos Britto // 19 de novembro de 2019 às 13:33

Foto: arquivo/Blog do Carlos Britto

Sobre os cães soltos na Avenida 2 do Bairro Vila Eulália, zona norte de Petrolina, que estariam atacando quem passa pelo local, a prefeitura explicou, por meio de nota da assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foi até o local e observou muitos cachorros saudáveis. No entanto, o CCZ só pode fazer o recolhimento de animais doentes.

Confiram:

A Prefeitura de Petrolina informa que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) só pode recolher animais que ofereçam riscos à saúde pública, ou seja, animais com doenças que podem ser transmitidas para o homem ou animais agressivos. Uma lei federal estabelece que os recursos do setor público de saúde no Brasil não podem ser aplicados em outras políticas públicas.

Sobre o caso da Vila Eulália, apresentado pelo Blog, a equipe do CCZ esteve na comunidade, nesta segunda-feira (18), e observou muitos animais saudáveis vítimas de abandono e posse irresponsável. Muitos, inclusive, têm donos, mas estes insistem em criar animal solto procriando na rua. O CCZ ressalta que duas cadelas no cio estavam na localidade e foram apreendidas. Assim que saírem do cio, os dois animais serão castradas e disponibilizadas para adoção.

A Prefeitura frisa a importância da população no cuidado com os animais, pois as pessoas têm que ter mais responsabilidade, saber que quando pega um animal para criar tem que prestar toda a assistência, como alimentação, vermifugação e vacinação. A comunidade pode fazer a sua parte denunciando através do telefone 3867-4774 ou do ‘Informa Petrolina’ (87) 98100-1883.

Secretaria Municipal de Saúde/Ascomque

Sobre cães soltos em avenida da Vila Eulália, prefeitura esclarece que animais estão saudáveis e não pode fazer o recolhimento

  1. Paulo Gilberto disse:

    Que não recolham os animais para sacrificar, e sim fazer a castração e inadmissível uma cidade com toda infraestrutura de uma metrópole como Petrolina ter bairros, residenciais à exemplo o Bernardino onde se tem uma infestação de cães e gatos e a prefeitura dizer que não se pode tomar nenhuma providência! É questão de saúde pública senhor prefeito Miguel Coelho já passou da hora de se mudar essa pessoa que tem sobre sua responsabilidade o centro de zoonoses até quando vão se resumir questões de saúde pública em uma nota de 5 linhas… Vergonha.

    1. João Alexandre disse:

      É realmente inacreditável. Os cães estão maltratados, abandonados não só pelos seus donos, mas pior, pelo poder público. Se um cão desseS atacar e lesionar uma pessoa, quem será responsabilizado? Tem sim, obrigação, o poder público, de tomar uma providência. Miguel, você tem sido, na minha opinião, um bom prefeito. Não deixe que uma situação dessa manche sua administração. É necessário olhar para os animais de rua e evitar maiores problemas.

  2. popo disse:

    Isso e uma vergonha

  3. Maria disse:

    É vergonhoso as pessoas inventarem de criar animais e depois os abandonam.
    A Prefeitura deveria recolher sendo saudáveis ou não. Fazer castração e encaminhar para doação com chips de identificação, aí sim, se o animal for encontrado na rua, a toa, punir o tutor.

  4. Angela Rocha disse:

    Estou pasma com a resposta do CCZ. Se a prefeitura não for a responsável pela segurança e saúde dos seus munícipes, quem será? Os cães estão em via pública. Que se descubra e puna, se for o caso, os donos que abandonaram seus respectivos cães, mas, de imediato, tem que recolher, castrar para evitar futuras reproduções e, sem dúvida alguma, não permitir que isso se repita. Pagamos nossos impostos e elegemos representantes para melhorar o bem estar da população. ATITUDE JÁ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários