Situação nas ocupações de terras ainda é um impasse em Petrolina

por Carlos Britto // 05 de julho de 2011 às 15:04

Mais de 600 famílias ocuparam uma extensa área privada nas proximidades do bairro São Gonçalo, em Petrolina, alegando que o espaço era apenas um matagal abandonado.

Segundo os ocupantes eles limparam e ocuparam o local por não terem condições de adquirir uma moradia fixa.

O problema é que os donos dos terrenos estão exigindo a retirada das famílias dos lotes. E os ocupantes se negam a sair, sob o argumento de que não têm para onde ir.

Indignados os propietários das terras organizaram uma audiência pública que deve acontecer no próximo dia 14, no fórum da cidade, com a presença de representantes do Ministério Público, para discutir as providências cabíveis em situações como esta.

Situação nas ocupações de terras ainda é um impasse em Petrolina

  1. Butuqueiro disse:

    Eu compreendo a questão social da falta de terra para muitas pessoas construírem suas moradias. A organização que se faz necessária não pode se restringir a cada município. Torna-se importante um cadastro nacional destas famílias. Há pessoas que têm suas residencias em um município, passa a morar em outro município e aluga sua residência ou vende e invade terra para ganhar mais um terreno. Outros têm sua morada e invadem áreas assim no mesmo município para vender.
    Comigo trabalha uma pessoa que me pediu dinheiro emprestado para comprar um terreno desta invasão. Inicialmente o valor era R$1.000,00. Dois dias depois disse que o invasor já vende por R$500,00. Eu não emprestei, claro.
    Não sei a quem pertence esta área, mas nem por isto eu deixo de prestar a minha opinião. A Constituição que assegura o direito a moradia a todos é a mesma que assegura o direito de propriedade dos terrenos.
    É preciso identificar o maestro que orquestra estes grupos de invasão e colocá-lo na cadeia. Com certeza quem faz isto o faz em troca de votos, de dinheiro ou para desencalhar a venda de suas terras em conchavo com o poder público que se dispõe a comprá-las por um bom valor e depois fazerem o rá rá .

  2. DONO DE TERRRENOS disse:

    O QUE ACONTECE É QUE ESSAS PESSOAS, COM CARA DE QUEM QUEREM CASA, , JÁ TEM TEM CASA, E QUEREM A QUALQUER CUSTO OCUPAR TERRENOS DE PARTICULARES COMO EU QUE POSSUOP TERRENO, JÁ FIZ QUEIJA POLICIA CIVIL POR AMEAÇA E OCUPAREI POR FORÇA LEGAL, A QUAL QUER MOMENTO, POIS TENHO ESCRITURA EM CARTORIO, ENQUANTO ELES ( CORSÁRIOS) DIZ-SE QUE DOCUMENTO PRA ELES É FACAO E FOICE, QUE ABSURDO, NÃO SABE O QUE ESTA ENTRANDO.

  3. Desconstituidor de Discurso disse:

    O sinal vermelho acendeu novamente em Petrolina. Depois do governo Odacy, tinha apagado, agora as autoridades devem ficar alertas. Daqui a pouco Júlio Lóssio vai declarar de interesse público, dando incentivo ainda mais para que as pessoas invadam propriedades dos outros.

  4. Gargamel disse:

    Tá tudo doido…
    Os legítimos proprietários agora vão ter que buscar na justiça o direito a posse, que teoricamente deveria ter sido respeitado.
    Tenho asco de quem defende arruaceiro…

  5. DONO DE NADA... disse:

    Engraçado… vc diz que eles argumentam que querem casa mas que eles já tem casa… aí eu lhe pergunto: e vc tb jah não tem o terreno onde mora? (e muito provavelmente deve ser algo melhor do que o deles, não eh mesmo?)
    A constituição garante o direito à propriedade sim, é uma verdade. Da mesma forma, a constituição garante que as pessoas devem ter direito à saúde, habitação, educação, cidadania… o que faz esse direito ser concedido apenas à algumas pessoas em detrimento de outras?
    O senhor já viu os dados do IBGE sobre as terras/terrenos brasileiros? sabia que 47% das terras brasileiras estão nas mãos de 2,3% de proprietários enquanto os 53% restante são divididos entre os 97,7% de proprietários…? e mais… não existe limite de terras/terrenos no Brasil, ou seja, qualquer pessoa, isso mesmo, qualquer pessoa pode simplesmente comprar todo o território nacional, sabia? (eu digo que não existe limite pra isso… se todo mundo quiser vender e tiver alguém pra comprar simplesmente juridicamente eh possível…)

  6. joedan disse:

    Até quando essa safadeza de invasão vai continuar em petrolina?????
    Já chega!!!! Nós cidadãos de bem temos que conviver com esses malfeitores que querem tomar a força o que não lhe pertence.
    Estive viajando , retornei esses dias , e me deparei com aquela coisa inexplicavel.
    No acesso do aeroporto???? Tenham paciência…. TRATOR NELES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Reforma Urbana Ja! disse:

    Brito;

    Faça uma enquete sobre a ocupaçao de terrenos baldios e como pouca utilizaçao do uso do solo. Tenho uma duvida por que somente agora surgiu esse movimento, respeito, mais tem dedo politico nisso? sera que esse invasores tem um percentual de petrolina, ou são todos de outros municipios que tambem e legal lutar pelo seus direitos, invasores tambem deveria criar uma comissão e ir ha outros loteamentos.EX: Padra do Bode, tem uma area em especial e bem previlegiada com pouca utiliação do uso do solo que é de uma entidade bem respeitada no mundo inteiro e provoca uma discursão para que essa area seja doada com de interresse social.

  8. dono de terrenos disse:

    http://psolpetrolinape.blogspot.com/2011/06/padres-pastor-lideres-sindicais-e.html

    neste site estão pessoas de muita conciencia, pregam o banditissimo, padres, presidentes partidos politicos, que absurdo, será que a diocese de petrolina concorda com estes padres, se as pessoas invadirem as terras da diocese, o sr. bispo frei paulo cardoso, como ficará.

  9. agamenon disse:

    EU SOU SIM A FAVOR DESTA INVASÃO,AFINAL DE CONTAS AQUELA ARÉA SÓ SERVIA PARA OS BANDIDOS TOMAR BICICLETAS DOS TRABALHADORE QUE PASSAVAM POR ALI VINDO DO TRABALHO,PARA ESTRUPADORES ATACAR MULHERES,USUARIOS DE DROGAS SE ESCONDEREM DA POLICIA E ETC. ENTAO A PREFEITURA OU MANDA DESMATAR AQUELA ARÉA OU OBRIGA OS QUE DIZEM SEREM OS DONOS A CONSTRUIREM,OU DOA PARA QUEM REALMENTE PRECISA DE UM LUGAR PARA MORAR.MAIS AQUELE MATAGAL ALI É QUE NÃO PODE CONTINUAR!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.