Sistema de Incentivo à Cultura é tema de escuta pública em Petrolina

por Carlos Britto // 15 de dezembro de 2015 às 06:20

Socorro Lacerda

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult) promoverá nesta terça-feira (15), em Petrolina, uma escuta pública sobre o Sistema de Incentivo a Cultura (SIC). De acordo com a chefe de gabinete da Secult, Socorro Lacerda, o objetivo é apresentar o sistema e ouvir as contribuições da comunidade antes que a minuta do projeto seja enviada para votação na Assembleia Legislativa.

Queremos ouvir a sociedade. A minuta está sendo refeita à medida que nós vamos escutando as contribuições. Para nós a participação social é extremamente relevante neste processo de organização da polícia cultural. O SIC foi solicitado pelas conferências e seminários e todos os fazedores de cultura porque todas estas pessoas reclamam a ampliação dos recursos“, explicou Socorro.

Ainda segundo a representante da Secult, o SIC nasceu com o objetivo de ampliar o acesso dos orçamentos públicos e assim diversificar ainda mais a produção cultural em Pernambuco.

Os produtores de cultura querem mais participação, querem diversificação dos grupos que usufruem deste orçamento, sendo que atualmente nós temos o Funcultura que fomenta projetos culturais de até 250 mil reais. Mas estes projetos se concentram muito na Região Metropolitana do Recife. Daí vem o reclame de outros municípios que querem participar. Com isso criamos o SIC para atender esta reivindicação”, afirmou.

Socorro também garante que a nova ferramenta vai fortalecer ainda mais os projetos idealizados através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). “Com o SIC nós fortalecemos o Funcultura porque dentro deste sistema está ampliado também os microprojetos”, diz.

A escuta pública acontece logo mais a partir das 09h30, no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, no Centro de Convenções da cidade. A ficha para cadastramento de produtores de cultura e a Minuta do Projeto de Lei estão disponíveis no Portal www.cultura.pe.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários