Sistema biométrico de votação é implantado em Araripina

por Carlos Britto // 14 de março de 2013 às 20:00

Leitor biométrico_640x331O município de Araripina, no Sertão de Pernambuco, já está quase pronto para primeira eleição com urnas biométricas. Na manhã desta quinta-feira (14), o sistema de voto foi implantado pela 84ª Zona Eleitoral.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), a previsão é de que todos os eleitores da cidade usem o sistema biométrico já a partir de 2014. A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação.

O leitor biométrico colocado junto à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

O prefeito Alexandre Arraes (PSB) foi o primeiro a fazer o seu cadastramento no sistema biométrico para a retirada do novo título de eleitor. O procedimento é simples e rápido e será obrigatório para todos os eleitores de Araripina. “A Justiça Eleitoral está de parabéns por mais este avanço tecnológico no processo de votação. Ele trará mais segurança e transparência durante as eleições”, afirmou.

Todos os eleitores que possuem título na 84ª Zona Eleitoral devem acessar o site do TRE-PE e solicitar o agendamento para se cadastrarem no novo sistema biométrico. (Fonte/foto: Ascom PMA)

Sistema biométrico de votação é implantado em Araripina

  1. Dreda disse:

    O sistema biométrico é excelente, mas no Brasil, alguns funcionários do SAMU (acho que no Sudeste) já inventaram uma forma de burlar isso, usando um dedo (prótese) de silicone feito nos moldes do dedo da pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários