Sintraf é oficialmente reconhecido como entidade representativa da agricultura familiar em Petrolina

2

isalia

O Ministério do Trabalho reconheceu oficialmente o Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Petrolina (Sintraf) como entidade representativa da agricultura familiar na cidade. O registro foi publicado no Diário oficial da União (DOU).

O Sintraf passa, agora, a representar os agricultores em todas as instâncias, atuando em tarefas como encaminhamento de benefícios previdenciários, acompanhamento aos assentamentos da reforma agrária e emissão da declaração de aptidão para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Hoje, a entidade possui 700 associados da agricultura familiar. De acordo com a presidente do Sintraf, Isália Damacena (foto), a meta é cobrir 100% da categoria nas áreas ribeirinha, sequeira, irrigada e de assentamento. “Agora nossa classe tem um sindicato específico para lutar por ela. Já lutávamos antes, e, com o registo, passamos a ter plenos direitos de reivindicar as demandas que existem e buscar muito mais”, disse.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a agricultura familiar é responsável por 70% do alimento que chega à mesa dos brasileiros. “Nossa categoria é muito importante, não só para Petrolina, mas para toda a região que depende da agricultura familiar. Isso se reflete no entendimento que todos do sindicato têm sobre nossos papeis”, afirma Isália.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome