Sinpaf divulga nota de desagravo contra secretário de irrigação de Petrolina

por Carlos Britto // 05 de junho de 2009 às 17:39

O diretor regional do Sinpaf, Jeremias Lustosa, enviou à imprensa local uma nota de desagravo contra as declarações do secretário municipal de Irrigação de Petrolina a respeito da Codevasf. Confira a nota na íntegra:

O SINPAF, Sindicato representante dos trabalhadores da CODEVASF, EMBRAPA e DISTRITOS DE IRRIGAÇÃO, vem pela presente NOTA DE DESAGRAVO protestar contra a atitude irresponsável e inconseqüente do Sr. NEWTON SHUNITI MATSUMOTO, Secretário de Irrigação da Prefeitura Municipal de Petrolina que, de maneira grosseira e atabalhoada, procura denegrir a imagem de uma empresa como a CODEVASF e principalmente o seu quadro de empregados, sem conhecimento de causa, demonstrando incompetência, irresponsabilidade e certamente procurando tornar-se conhecido, já que se trata de uma figura inexpressiva e desconhecida de todos os petrolinenses. 

 Estamos encaminhando cópia do documento de sua autoria intitulado “MOVIMENTO ÁGUA DE BEBER” para a Área Jurídica de nossa representação Nacional, em Brasília-DF, objetivando a adoção das medidas judiciais cabíveis.

Realmente a CODEVASF-3ªSR e o seu quadro de empregados cometeram vários “crimes” que, certamente não são do conhecimento do “SECRETÁRIO DE IRRIGAÇÃO”, que foi construir o Cais de Petrolina; o Hospital Dom Malan; Escola Agrotécnica Federal; Escola Técnica Federal; o Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, o maior Perímetro Público Irrigado em operação do Brasil, com quase 25.000 hectares de fruticultura; o Perímetro Irrigado de Bebedouro; o Projeto Pontal em fase de conclusão; parceria com a Infraero para ampliação da pista de pouso do Aeroporto; doação de 300 hectares de terras com infra-estrutura para UNIVASF; milhares e milhares de cisternas na zona rural; quilômetros e mais quilômetros de eletrificação rural; doação dos terrenos dos bairros João de Deus, Cosme Damião e São Gonçalo; construção do canal Pedro Raimundo; construção de inúmeras casas populares e tantas outras obras mais que precisaria de muito papel para enumerá-las.

Será que o “SECRETÁRIO DE IRRIGAÇÃO” tem conhecimento que a CODEVASF está saneando parte de Petrolina com recursos do FUNDO DE REVITALIZAÇÃO do Rio São Francisco no valor de 25 milhões de reais?

Pelo que lemos na “convocação” do desconhecido Secretário trata-se simplesmente de um IGNORANTE QUE QUER APARECER. Portanto, pelo que conhecemos do Prefeito Júlio Lóssio, não acreditamos que o mesmo pense igualmente como o seu insignificante Secretário de Irrigação no que diz respeito à instituição CODEVASF e os seus Empregados.

Jeremias Lustosa Cabral

DIRETOR REGIONAL NORDESTE SINPAF

Petrolina, 05 de Junho 2009

 

Sinpaf divulga nota de desagravo contra secretário de irrigação de Petrolina

  1. Jorge N-7 disse:

    Deixa ver se eu entendi:

    o secretário mobiliza a comunidade para cobrar ÁGUA TRATADA NOS PROJETOS IRRIGADOS e a CODEVASF se justifica dizendo que já fez demais???

    Até quando os projetos irrigados ficarão desamparados, jogados à propria sorte???

    Queria que alguem ligado à Codevasf postasse alguma obra executada nos projetos irrigados. Lá também tem gente!!! Lá tem crianças, tem idosos, tem homens e mulheres….

    Falar em Revitalização do São Francisco é um meio descarado de acobertar a TRANSPOSIÇÃO, outra forma criminosa de gerir os investimentos públicos.

    Pergunto: por que tem dinheiro para a transposição e não tem para o tratamento d´água nos projetos de irrigação???

    Essa gente tá pedindo demais?

  2. Jorge N-7 disse:

    Carlos por que você não faz uma enquete perguntando qual devia ser a prioridade da Codevasf

    a) Transposição
    b) Tratamento D´água nos projetos

    Precisamos entender que a realidade dos projetos irrigados é única em todo o brasil e sua jurisprudência é FEDERAL.

    Agora se não tiver competência pra cuidar das pessoas, vamos municipalizar a compesa daí Julio Lossio mostra como é que se cuida das pessoas.

  3. Jorge N-7 disse:

    Prefeito Julio Lossio:

    O primeiro a assumir o problema e cobrar soluções emergenciais….

    Chega de tanto penar!!! Água tratada nos projetos já!!!

    Estamos pedindo demais???

  4. Jorge N-7 disse:

    Prefeito Julio Lossio e secretário de irrigação:
    O N-7 e demais localidades estão firmes na luta!

    Obrigado por se importar com nossas crianças, que bebem água de esgoto.

  5. ricardobanana disse:

    O SINPAF DEVERIA RESPONDER A MINHA CORRESPONDÊNCIA ENVIADA EM 10 12.2008 ONDE A EMPRESA JK RECEBEU OS RECURSOS DA CODEVAF E NÃO EXECULTOU AS 69 HORAS MÁQUINA NO AÇUDE DAS BAIXAS EM CAMPO SANTO SANTA FILOMENA. ISSO FICA MUITO MA PARA INSTITUIÇÃO POR ATÉ APRESENTE DA COMUNIDADE NÃO FOI CONTEMPLADA,. ONDE ESTÁ AS HORAS MÁQUINA? ONDE ESTÁ O DINHEIRO? DR. JEREMIAS E DR. PLUNARCO SÃO PESSOAS SÉRIAS E NÃO PODEM ADIMITIR QUE FATOS COMO ESSES NÃO FIQUEM OBSCUROS……………………………………..

  6. PEDRO CALDAS disse:

    VALEU JEREMIAS. COMO É BOM LER UM ARTIGO TÃO INTELIGENTE.
    SUCESSOS JEREMIAS….

  7. ANZOL disse:

    SÓ OS CEGOS DE PAIXÃO AINDA NÃO SE DERAM CONTA QUE A MAIORIA DOS SECRETÁRIOS DE LÓSSIO SÃO 10PREPARADOS E 10SINFORMADOS, ALÉM DE NÃO SEREM 10TA TERRA, A NOSSA PETROLINA QUE MUITO SE ORGULHA DE TER UMA SEDE DA CODEVASF. SERIA MUITO MELHOR QUE O DR. , 10TERRASSE DE SUA EQUIPE TODOS OS FORASTEIROS QUE TENTAM DENEGRIR A IMAGEM DO POVO PETROLINENSE. ESSA É A NOVA PETROLINA QUE ELE PROMETEU? DR. ANALISE A SUA EQUIPE, VEJA QUE A MAIORIA ESTÁ METENDO OS PÉS PELAS MÃOS E FAZENDO MUITA BESTEIRA.

  8. Marcelo Araújo disse:

    Já fez-se aniversários dos núcleos irrigados e os governos federais nunca avançaram com sua conclusão de fato. Quando as pessoas começam a trabalhar incomodam os que não estão trabalhando.

    Sr. Jeremias, a discusão necessária não é de quem é conhecido ou não conhecido. Eu por exemplo não conheço o senhor, muito menos sei o que o senhor fez.

    O que as pessoas querem saber é o que será feito. É verdade que os núcleos tem água tratada? Saneamento básico? Ruas pavimentadas? Praças? O que tem de lazer para as crianças, jovens e adultos? O que tem de bom para os aposentados?

    Em todos esses anos só se pensou na produção de riquezas com a plantação, cultivo e exportação de nossas frutas. Diga-se de passagem que nos útimos 7 anos nada foi investido em irrigação.

    Quando se pensou na qualidade de vida das pessoas? Eu mesmo responderei: “Nunca”!

    Agora foi pensado nessa qualidade de vida e a comunidade e lideres comunitários estão de acordo com a manifestação que tem por objetivo sensibilizar as autoridades federais quanto a situação desse povo que sempre gerou riqueza, mas nunca tiveram nada em troca além de mízeros salários.

    Fica aqui a minha indiguinação com tamanha picuinha política daqueles que deveriam ajudar os que querem a proatividade.

    O Sr. Jeremias Cabral perdeu uma grande chance de ficar calado.

  9. Otávio A.de Carvalho disse:

    Complementando o nosso colega Jeremias Cabral que além das grandes obras por êle enumeradas, foram de 1985 à 2001,12 mil km de energia rural, 53 Sistemas Simplificados de Abastecimentos D’água, 74 barragens de médio e pequeno porte que acumulam mais de 150 milhões de metros cúbicos de água, claro que todas essas obras se desenvolveram em vários Municípios, de Afrânio à Serra Talhada. A CODEVASF é sim a responsável pelo desenvolvimento sustentável de toda essa Região, isto é, num raio de 300 km, ou por outra, nesse raio, todas as cidades dependem de Petrolina, por quê? porque existe uma CODEVASF atuante. Vai aquí uma idéia de Projeto para um Vereador. Quem mora em Petrolina deve ser chamado de Petrolinense, independente de onde tenha vindo. Quem nasceu em Petrolina deve ser chamado de PETROLPOLITANO, por quê? porque tem a CODEVASF. Um abraço.

  10. Marisa disse:

    As vilas pertencem a cidade.o povo vota em quem? Se escola,saúde,transporte coletivo,e responsabilidade da prefeitura pq só agua e governo federal?secretário se oriente o povo e quem deve faZer movimento vcs devem trabalhar.deixem de enrolacao

  11. Marisa disse:

    Só faltava esta novidade prefeito fazendo passeata de protesto contra quem?nao esquecam vcs sao gestores devem buscar junto ao governo estadual e federal parcerias ora resolver não protestar ridículo!

  12. Gilberto de Souza Pires disse:

    Solidarizo-me integralmente com a nota de desagravo do SINPAF, sindicato do qual faço parte, com muito orgulho! É necessário chamar a atenção desse secretário que demonstra total desconhecimento das atividades da Codevasf, assim como de outras instituições federais que atuam na área de irrigação da nossa região. Parabéns, Jeremias!

  13. Francisco Nunes disse:

    Parabens Geremias pelo seu esclarecimento concordo com tudo que você afirmou arespeito do secretário de Irrigação de Petrolina, e digo mais a CODEVASF é responsavel pelo desenvolvimento economico de Petrolina. Agora pergunto aos prefeitos que passaram durante todos esses anos de implantação do PISNC, porque não trataram da das agrovilas do PINSC?, porque não coidaram da seguraça do PISNC? porque não coidaram da saúde e da infra estrutura das agrovilas. Porem no periodo das eleições todos lembraram de pedi votos no PINSC, está na hora do Dr. Julio escrever parte da historia da administração dele dentro do PISNC aguardamos as boas ações.

  14. joel silva disse:

    Até que enfim uma matéria a respeito da toda poderosa CODEVASF e seu filho coletor de impostos o DISTRITO DE IRRIGAÇÃO.
    Eu posso falar sobre o assunto, pois sou um dos muitos que estão abandonando as terras do maria tereza por causa de uma total falta de compromisso dessas entidades , que falam muito e quase nada fazem.
    Ainda vem esse cidadão Jeremias Lustosa Cabral , em defesa da própria carne , ah moço , FAZ UMA PESQUISA ENTRE OS COLONOS DA REGIÃO QUE VC VAI VER O QUE TODOS PENSAM SOBRE ESSES TODOS PODEROSOS. Desculpem o desabafo, mas é que a unica saída para nós é abandonar nossas terras. (nossas terras)???

  15. SINTO MUITO disse:

    SINPAF?SINPEF?SINPIF?SINPOF? E SINPUFE, BRASIL O PAIS DOS SINDICATOS QUE VIVEM NA MAMATA ,ESCORADOS NAS TETAS DO DINHEIRO PUBLICO O NOSSO DINHEIRO.
    NADA FAZEM E NÃO QUEREM QUE NINGUEM FAÇA.

  16. ANA disse:

    Boa noite!
    Li o manifesto do secretário de irrigação e pelo que entendi ele não denegriu a imagem de ninguém, muito menos da CODEVASF.
    A verdade está lá pra quem quiser vê. Não tem saneamento, praças, área de lazer, pavimentação, etc.
    O sr Jeremias está na razão de defender o órgão em que trabalha, mas perdeu toda ela quando ataca a moral e a pessoa do secretário.
    No meu entender não houve excesso no manifesto do secretário, mas as palavras usadas pelo sr Jeremias é no mínimo desrespeitosa.
    Apoio o sr secretário na manifestação e desde já desejo-lhe boa sorte.

  17. benne disse:

    JEREMIAS IMAGINO Q O SECRETARIO NAO QUER ALGO P SI PROPRIO E SIM P UMA CAMADA DA SOCIEDADE. PORTANTE SAIBA DISCUTIR COM MAIS RESPEITO AS PESSOAS.VC NAO E DONO DA CODEVASF….Q CARA PREPOTENTE? NUNCA VI FALAR EM VC OU DE VC. NEM POR ISSO ESSE DESCONHECIMENTO TE DEIXA MAIS IMCOPETENTE DO Q VC ‘E. SE VC SABE TANTO DA CODEVASF. E PQ E E SEMPRE FOI PAGO P ISSO…SE NAO. FECHE.

    IMAGINO Q TIPO DE PROFISSIONAL VC SEJA. DEVE SER IMPRODUTIVO,ULTRAPASSADO,LENTO…ALEM DO MAIS SINDICALISTA…DEVE SER DAQUELES Q TODO DIA QUER UMA GREVE.

    AHH…TB NUNCA OUVI FALAR NO SECRETARIO. MAS NAO CONCORDO COM ESSA PALHAÇADA.

  18. R. Rocha disse:

    Quero aqui Parabenizar o Secretário juntamente com sua equipe que vem fazendo um belissimo trabalho nas áreas Irrigada.que à tanto tempo necessitava de uma politica séria, que mesmo sabendo que o papel é do Governo Federal da resolução de tantas demandas. o Governo da Nova Petrolina através no nosso Prefeito Julio Lóssio vem mostrando que As Pessoas Devem está em Primeiro Lugar e não a Manga e a Uva.como há muito tempo é veiculada como a terra do desenvolvimento.tanto é que foi criada essa Nova Secretaria de Irrigação,que está representada pelo Sec.NEWTON SHUNITI MATSUMOTO que tem ideias e visão inovadora e planejada.Parabéns e Vamos Juntos abraçar essa Causa Nobre.

  19. Adroaldo disse:

    O problema desses forasteiros é que chegam em petrolina sem conhecer nem a metade da história do município.

    O Júlio Lóssio e sua equipe são realmente um bando de despreparados.
    Quem já se viu, um secretário de irrigação municipal fazer manifestação e querer brigar com o governo federal, logo aqui em Petrolina?????

    Só mesmo um despreparado pra propor uma loucura dessas.

    A CODEVASF realmente fez tudo isso, inclusive foi a grande responsável em transformar Petrolina no que é hoje.

    Se o tal do MATSUMOTO veio pra cá, foi sem dúvida por causa da CODEVASF…

    Não vou parabenizar o SINPAF porque não gosto desse SR., mas ele está coberto de razão no seu ataque ao Secretário…

  20. Paulo Sérgio disse:

    Muito bom discurssão sobre de quem é (i)responsabilidade de abatecimento dos núcleos irrigados. Como sempre a população é a única prejudicada nesse “lenga-lenga”. Só gostaria de saber como ficarão os alunos dessas vilas, como no caso da escola d KM25 que suspendeu as aulas por não haver condições sanitárias pela falta d’água desde a tarde da quarta-feira até a sexta-feira à noite, mais de 1.300 alunos ficaram sem aulas, além da população sem água para alimentar-se e para higienização. Não bastasse a água contaminada, e agora nem ela.
    É bem capaz que os (ir)responsáveis estejam sem água em casa ou consumindo água contaminada por esgoto e agrotóxicos.

    Muio decepcionado,

    Paulo Sérgio

  21. Josenildo disse:

    A que ponto chega a insanidade de um secretário!!
    não avisaram ao Sr. NEWTON SHUNITI MATSUMOTO que Secretário é governo? estão agora invertendo os papéis!!
    isso é o cúmulo da bestialidade!! Secretário fazendo passeata reivindicando o que seria sua propria obrigação!!
    Sr. NEWTON SHUNITI MATSUMOTO um Secretário apresenta projetos soluções para os problemas das comunidades!! fazer passeata, sair batendo em panelas, queimar pneus nas avenidas, fazer tulmuto em frente a prefeitura, isso é o povo quem faz.
    Essa Secretaria não tem regimento interno não? Esse é o comportamento de um Secretário??
    Quanta insolência!!!!

  22. Fernando disse:

    A CODEVASF está falida… há muito tempo não se faz obras. E ainda vem esse Jeremias falar besteira… Sindicado Pelego. A CODEVASF já teve em Petrolina e Juazeiro a importância de uma Prefeitura… hoje só serve para empregar “companheiros”

  23. Jose Barbosa disse:

    É revoltante ver o comentário desses pseudo-Petrolinenses. Temos que lutar pelo povo que mora nessa cidade. Que os colonos sofrem na mão da CODEVASF é patente, basta lembrar dos malfadados K1 E K2. Ainda vem esse turma apoiar esse tal de Jeremias!!! trabalhar que é bom ninguém quer. Basta fazer um levantamento de licença médica junto aos recursos humanos da CODEVASF que verão o quanto não se trabalha na CODEVASF.

  24. marcos disse:

    E UMA PENA QUE A EQUIPE DE JULIO SEJA “/FRACA’?!
    ELLES PENSAM QUE ADMINISTRAÇAO PUBLIICA E COISA FACIL…
    ELLES AINDA ESTAO PENSANDO QUE PODEM TRATAR AS COISAS COMO SE ESTIVESSEM NOS SEUS CURRAIS,NOS SEUS NEGOCIOS,NAS SUAS FAZENDAS…
    ADMINISTRAR PETROLINA EXIGE ABDICAÇAO!
    QUANTAS HORAS POR DIA O SECRETARIO TRABALHA PRO MUNICIPIO?TEM GENTE DIZENDO QUE ELLE CONTINUA COM SUAS CONSULTORIAS PRIVADAS SEM MUDAR SUA JORNADA…SERA QUE E VERDADE?SE FOR ESTA EXPLICADO PORQUE TANTA DESINFORMAÇAO!
    GENTE, JULIO TEM E QUE RECOMEÇAR…DESDE O INICIO QUE FOI DITO QUE ELLE ESTAVA INDO PELO CAMINHO ERRADO. E SO BRIGA DESDE O INICIO!…TEM QUE COMEÇAR A TRABALHAR EM SILENCIO E SEM TANTOS ATROPELOS.CADE O PROFISSIONALISMO MEU DEUS?

  25. Nunes disse:

    Dr. Julio está na hora de fazer reforma no seu secretário de Irrigação no seu quatro de servidores de confiação tem pessoas que tem coonhecimento e compromisso com o PISNC. Me disculpe mais na condição de cidadão vou lhe dar uma sugestão para essa secretária, Edilson Coelho está no EMPA, desenvolvendo um trabalho mais tenho certesa que na Secretária de Irrigação ele seria bem util.

  26. enrolados disse:

    A CODEVASF TEM QUE DAR UM ESCLARECIMENTO A RICARDO BANANA. AFINAL É DINHEIRO PÚBLICO EM JOGO………………………….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *