Sindilojas e CDL promovem reunião sobre segurança no comércio de Petrolina

por Carlos Britto // 08 de novembro de 2022 às 19:31

Foto: Ascom Sindilojas/divulgação

Medidas de segurança em prol do comércio varejista de Petrolina, sobretudo por conta das festas de fim de ano, foram debatidas numa reunião promovida pelo Sindilojas e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na tarde de ontem (7). Participaram do encontro o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Major Alessandro Bezerra; o secretário executivo de Segurança Pública de Petrolina, Coronel Marcondes Inácio da Silva; a Comissão de Direito Empresarial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/Subseccional Petrolina; a Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA); a secretaria executiva de Direitos Humanos do município e alguns lojistas, além dos gestores das duas entidades comerciais.

A pauta abordou algumas das principais demandas vivenciadas no dia a dia por empresários, comerciários e consumidores. Uma das maiores preocupações dos lojistas diz respeito a ocorrências como roubos, furtos e outros delitos na área comercial. Como resultado da reunião, ficou definido que o próximo passo, agora, será construir uma proposta de convênio junto à Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco .

A gente sabe que essa questão da violência, infelizmente, está arraigada na sociedade. E não adianta responsabilizar apenas um órgão ou outro pelo controle da situação. É dever nosso, enquanto sociedade, unirmos forças, pensarmos em estratégias, buscarmos um trabalho conjunto para que possamos ter resultados propositivos e duradouros“, enfatizou o presidente do Sindilojas, Joaquim de Castro.

Com a proximidade dos festejos de fim de ano, a preocupação com a segurança pública fica ainda mais forte. “É sabido que nessa época o movimento no comércio aumenta e, certamente, ficamos mais suscetíveis a ações daquelas pessoas que vivem à margem da lei. Tradicionalmente temos uma parceria com os órgãos de segurança que atuam no município e, no final do ano, reforçamos a operação Papai Noel, para que todas as pessoas que estejam trabalhando ou circulando no comércio possam estar e se sentir mais seguras”, destacou o presidente da CDL, Manoel Vilmar.

Estratégias

O Major Alessandro Bezerra destacou as principais estratégias que  são realizadas diariamente no combate à criminalidade no município. Falou de operações que acontecem sistematicamente e reforçou a importância das parcerias. “Buscamos desenvolver um trabalho de parceria não somente com as forças de segurança mas, sobretudo, com a sociedade civil organizada no sentido de estabelecemos ações concretas, resultados e que venham a trazer mais segurança para o município. Acompanhamos números, temos um mapeamento das principais ocorrências , as regiões mais suscetíveis, e todos esses dados são importantes na medida em que servem como sustentação para as estratégias elaboradas e adotadas no dia a dia“, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.