Sinalização que rima com falta de orientação

7
Foto: Ilustrativa

transito-petrolina

Definitivamente a sinalização horizontal implantada pela Prefeitura de Petrolina está atabalhoando os condutores de veículos da cidade. E não é somente na rotatória do Monumento da Integração.

Muitos condutores ficam na dúvida ao se depararem com o aviso de ‘Pare’, escrito na pista. Eles simplesmente não sabem se param no trecho onde está o aviso, ou se seguem um pouco mais adiante.

Quando o semáforo está fechado, até ajuda. Mas tem muito motorista que fica na dúvida se para ou não quando o sinal está verde. A intenção da prefeitura em organizar o trânsito não deixa de ser louvável. Mas falta o principal: explicar o que se pretende.

7 COMENTÁRIOS

  1. O pior é o tanto de tachinhas nas marcações das faixas. Oras, se é permitido ultrapassar, pra que diabos colocam algo que com o tempo estraga o pneu e a suspensão justamente nos lugares de fazer a ultrapassagem? Alguém saiu ganhando nessa licitação…

  2. Saber dirigir não é só entrar e ligar o veículo. Tem que saber o que é um triângulo pintado na pista ou em uma placa antes de um cruzamento. Saber que só “quando não houver” sinalização a preferência é do condutor que vem na rotatória. Saber que em um “cruzamento não sinalizado” a preferência é do condutor que vem pela direita! Agora, quanto à mudança ali no cruzamento do Antigo Bonzão, o motorista que vem na Monsenhor tanto no sentido Areia Branca comon sentido Centro, deve parar para dar passagem ao condutor que vier contornando, por isso o sinal horizontal (no asfalto) escrito PARE. Além disso, também deve o mesmo condutor evitar fechar o retorno quando o sinal estiver vermelho! Fácil! Não vejo dificuldade de entender!

  3. Os órgãos responsáveis estão fazendo o que devem. Depois de muuuuuito tempo. Porém, antes tarde do que nunca! ROTATÓRIAS! A PREFERÊNCIA É DE QUEM ESTÁ NAS ROTATÓRIAS! Petrolina é – talvez – uma das poucas cidades em que a maioria dos motoristas param para darem passagem aos pedestres mas, ao mesmo tempo, não respeitam as rotatórias! Vejam o caso da rotatória ali no trecho sob a ponte (descida e subida para Juazeiro); OS CARROS QUE ESTÃO NA ROTATÓRIA SÃO OBRIGADO A PARAR! Um absurdo! Ali com certeza absoluta precisa de sinalizações horizontais!
    Ouso dizer que os órgãos responsáveis não serão machos – o suficiente – para colocarem sinalizações ali.

  4. “. Mas tem muito motorista que fica na dúvida se para ou não quando o sinal está verde.”

    Ora , se tem o semáforo no local(funcionando) , não seria necessário outro tipo de sinalização para que o veículo pare, ainda mais se o sinal estiver verde.

    • O CTB deixa claro que sinalização luminosa tem precedência sobre sinalização escrita na pista. Porém na madrugada os semáforos ficam livres, aí o que vale é a sinalização escrita na pista

  5. Verdade Snoop, ali na Monsenhor A. Sampaio, pra que colocar essas benditas nas entradas e saídas de veículos?
    Se ao local é todo iluminado(noite), é permitido ultrapassar, qual a finalidade dessas “tachas” ? $$$$$$

  6. Não existe essa de preferência da rotatória. No CTB diz que “QUANDO NÃO HOUVER SINALIZAÇÃO, a preferência é de quem vem na rotatória. MAS, repito, SÓ QUANDO NÃO HOUVER SINALIZAÇÃO CONTRÁRIA. Ali no viaduto é uma VIA FEDERAL (BR 407). E o DNIT não aceita a prefeitura mudar a sinalização lá. O citado órgão federal dá preferência ao trânsito pelas vias de sua responsabilidade, por isso em todas rotatórias das BRs 407, 235, 122 e 428 a preferência é sempre da via federal. Seja no viaduto, seja no Trevo, seja no contorno do Ponto de Apoio ou do Posto Asa Branca!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome