Conhecida há bem pouco tempo como “estrada da morte”, devido ao elevado índice de acidentes, a Avenida Transnordestina deve virar essa página trágica. Nessa terça-feira (17), o prefeito de Petrolina Simão Durando entregou oficialmente a primeira etapa da duplicação da via, uma das obras de infraestrutura mais aguardadas pela população.
Com investimento de R$ 10 milhões, fruto de emenda do então senador Fernando Bezerra Coelho, a obra está inserida em um conjunto de ações estruturantes da gestão municipal que buscam preparar a cidade para o futuro. O projeto contemplou a duplicação da pista com pavimentação asfáltica, recuperação da via existente, construção de calçadas com acessibilidade, ciclovia, sistema de drenagem profunda, sinalização viária completa e nova iluminação em LED. Também foram executadas aberturas laterais que garantem o acesso seguro aos bairros e estabelecimentos da região.
A cerimônia de entrega, realizada no primeiro trecho da obra, entre o entroncamento com a BR-407 e a rotatória do Posto Cacheado, totalizando 1,3 km, contou com a presença de autoridades como o vice-prefeito Ricardo Coelho, Fernando Bezerra Coelho, o ex-prefeito Miguel Coelho e o deputado estadual Antonio Coelho, além de vereadores e lideranças. Durante o evento, Simão destacou o impacto direto da obra na vida dos petrolinenses e no desenvolvimento da cidade.
“Essa obra vai muito além do asfalto e da iluminação. Ela representa respeito à vida, segurança para quem trafega. O que antes era sinônimo de abandono e perigo, hoje é um marco para a nossa cidade. Estamos estruturando a mobilidade de Petrolina com grandes intervenções, como essa duplicação da Transnordestina, mas também com investimentos em diversas outras regiões. Enquanto entregamos essa etapa aqui, temos obras em andamento na Cohab, creches e escolas sendo erguidas na periferia, além de pavimentações e melhorias em várias comunidades. E vamos seguir firmes, trabalhando com planejamento e responsabilidade para transformar a vida das pessoas”, destacou.
Interligação
A duplicação da Transnordestina é estratégica por integrar importantes bairros como Jardim São Paulo, Alto do Cocar, Pedro Raimundo, Jardim Amazonas, João de Deus, Cacheado, Vale Dourado, Quati e Pedra Linda, buscando garantir a segurança dos motoristas e dinamizar a mobilidade na região com um moderno corredor de mobilidade urbana.
10 milhões em 1,3 km? Tão de sacanagem