Simão Durando formaliza criação da Secretaria de Segurança Pública

por Carlos Britto // 02 de janeiro de 2024 às 20:32

Foto: Erlan Alexandre/Ascom PMP

Agora é oficial. O prefeito de Petrolina, Simão Durando, formalizou a criação da Secretaria de Segurança Pública. A lei municipal que determina a implantação da nova pasta já foi sancionada e publicada no Diário Oficial.

A nova pasta chega para fortalecer o combate à criminalidade e o planejamento de políticas voltadas à segurança e às ações de preservação do patrimônio público. Anteriormente, a pasta criada integrava a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS).

A estrutura terá o comando do coronel da reserva do Corpo de Bombeiros, Luiz Cláudio Santana Pimentel, que já era o gestor do setor antes da reformulação. Com o desmembramento, a ideia é fortalecer o planejamento, estratégias, inteligência, proteção de equipamentos públicos e atuação preventiva/ostensiva na política municipal de segurança e adequação aos instrumentos do Sistema Único de Segurança Pública – SUSP.

O projeto de lei ainda estipula como atribuições da nova pasta as ações voltadas para a defesa civil. Dessa forma, ficam subordinados à Secretaria de Segurança, a Guarda Civil Municipal, a Segurança Patrimonial de Petrolina e a Defesa Civil Municipal.

Avanço

Para Simão Durando, este é mais um momento de avanço na pauta da segurança pública na cidade. “Petrolina deu um salto no desenvolvimento nos últimos e a segurança tem sido uma de nossas prioridades. A criação da nova secretaria vem para se somar a todos os investimentos na área para que, junto aos demais órgãos de segurança, possamos garantir qualidade de vida e tranquilidade para a população”, apontou o gestor.

Sobre o secretário

Luiz Cláudio é bacharel em Direito, com pós-graduação em Gestão de Emergências e Desastres. Acumula também especialização em Gestão de Negócios com Foco em Competências Comportamentais, pela Business Behavior Institute of Chicago, entre outras capacitações. Tem experiência vasta na área de segurança pública. Desde 1992, integra a corporação do Corpo de Bombeiros. Foi chefe do Centro de Assistência Social do Corpo de Bombeiros de 1999 a 2001; Comandante do 4⁰ Grupamento de Bombeiros, em Petrolina, de 2004 a 2016; Comandante do Grupamento de Bombeiros de Atendimento Pré-hospitalar, no Recife, de 2016 a 2017, e até o ano passado comandou a Diretoria Integrada do Interior (Dinter) 2, em Petrolina.

Investimentos em segurança

Desde 2017 a gestão municipal tem priorizado a segurança pública. Entre os principais investimentos está a reestruturação da Guarda Civil Municipal (GCM), através de qualificação dos profissionais; a renovação das viaturas, passando de sete para 54 veículos; à aquisição de 170 pistolas 9 mm e 120 coletes balísticos; o concurso público que possibilitou um acréscimo de 36% no efetivo, além do auxílio fardamento. Ao todo, foram mais de R$ 7,5 milhões em investimentos em segurança pública.

Simão Durando formaliza criação da Secretaria de Segurança Pública

  1. Sempre Juazeiro disse:

    Srs leitores e população Petrolinense. O prefeito, com essa decisão, só vêm corroborar, com o que lhe compete referente a Segurança Pública Municipal. Tramita no Senado e Câmara Federal, 2 PECs, 1 em cada casa legislativa, sobre inserir verdadeiramente as GCMs, na estrutura da Segurança Pública, conforme preconizado na CF. Há meses, o STF, sinalizou positivamente sobre.E, após conclusão das PECs, cada Município, dentro da sua peculiaridade, irá regulamentar sobre assunto.O prefeito, já visionário como tem que ser, gestores atuais, acertadamente, toma atitude que apesar do belíssimo trabalho faz GCM, reforça, o compromisso com a sociedade Petrolinense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários