Servidores da Funai protestam em Brasília: ‘Onde estão Dom Phillips e Bruno Pereira?’

por Carlos Britto // 14 de junho de 2022 às 11:30

Foto: Brenda Ortiz/g1

Servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) fizeram um ato em frente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília, na manhã desta terça-feira (14). Os trabalhadores pedem retratação do presidente da Funai, Marcelo Augusto Xavier da Silva, por falas sobre a atuação do indigenista Bruno Pereira, além de mais segurança para trabalhadores em áreas de proteção.

Servidor licenciado da Funai, Bruno está desaparecido desde 5 de junho, junto com o jornalista inglês Dom Phillips. Eles sumiram durante uma viagem na terra indígena do Vale do Javari, no Amazonas. Em entrevistas, o presidente da fundação disse que o indigenista não pediu as autorizações necessárias para transitar na área.

As entidades que representam os servidores refutam a versão e pedem retratação pela difamação e inverdades presentes em suas declarações públicas acerca do caso. Já a Funai, em nota assinada pelo presidente, diz que tem feito investimentos e que “não há que se falar em omissão do Governo Federal na busca aos desaparecidos, muito menos no enfraquecimento da atuação da Funai“.

Os servidores também farão uma paralisação de 24 horas, até a manhã de quarta-feira (15), para pressionar pelas reivindicações. Eles querem ainda o envio imediato de forças de segurança pública para a garantir a integridade física dos trabalhadores da Funai em outras bases de proteção no país. (Fonte: g1/DF)

Servidores da Funai protestam em Brasília: ‘Onde estão Dom Phillips e Bruno Pereira?’

  1. Paulo disse:

    Deve estar em algum gabinete lá em Brasília.

  2. PENSADOR disse:

    Daqui a pouco vão dizer que Bolsonaro bebe mais cachaça do que Lula. Tudo é motivo para a imprensa convencional atacar o Bolsonaro. Que culpa tem o Governo nesse caso? são pessoas e mais pessoas desaparecida todos os dias nesse no nosso País, e não é na Selva não, é nas grandes cidades mesmo. Agora o que foi fazer o jornalista inglês lá? fazer matérias falando mal do Brasil? pelo que se sabe o último dos moicanos era inglês, eles exterminaram os índios da Inglaterra, nos Estados Unidos o soldado era promovido quando assassinava um índio. O General Custer, maior exterminador de índios, se não tivesse morrido numa batalha contra os índios, teria sido Presidente dos Estados Unidos. Lamentamos muito a morte dos dois. Acho que o Governo tem que expulsar todas as ONG’s da Amazônia, pois essas ONG’s estão a serviço de Países e pessoas que querem explorar a Amazônia, e fiquem certos, eles querem mais terras demarcadas exatamente para preservarem para eles as riquezas que ali existem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários