Sepultado em Juazeiro corpo de um dos fundadores do Irpaa

por Carlos Britto // 10 de dezembro de 2021 às 14:33

Foto: Ingrid Hayara/reprodução

O Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) em Juazeiro (BA) perdeu ontem (9) uma de suas referências. Faleceu, vítima de infarto, o agrônomo Haroldo Schistek. Ele ajudou a fundar o Irpaa quando veio da Áustria, seu país-natal, para residir no Brasil há mais de 40 anos.

O velório aconteceu ontem e o sepultamento foi realizado na manhã de hoje (10), no Bairro João Paulo II, na cidade baiana. Em nota de pesar, o Irpaa destacou as várias ações de Haroldo em prol da população do semiárido.

Nos mais de 40 anos vivendo no Brasil, Haroldo contribuiu em diversas ações voltadas para o bem-estar do povo. Ele ajudou a elaborar a proposta de Convivência com o Semiárido e gostava de acompanhar de perto as mais variadas atividades da instituição, desde as formações de jovens às obras na sede do Irpaa e no nosso centro de formação. As sementes espalhadas por Haroldo estão presentes na vida de cada família do Semiárido”, destacou o Irpaa.

Mais notas

Outras autoridades políticas, a exemplo do vereador de Petrolina, Gilmar Santos, por meio do seu mandato coletivo, também externou seu sentimento em relação à morte de Haroldo.

O Mandato Coletivo, representado na Câmara Municipal de Petrolina pelo vereador Gilmar Santos (PT), consternado com o falecimento do companheiro de luta, Haroldo Schistek, ocorrido na tarde desta quinta-feira (9), em Juazeiro-BA, vem expressar solidariedade a todos os familiares, amigos e amigas, em especial, aos que integram o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA, que com ele partilharam a vida, histórias, lutas e conquistas. Nascido na Áustria em 13 de janeiro de 1941, Haroldo foi um dos fundadores e ex-presidente do IRPAA, onde atuou por mais de 40 anos em defesa de políticas públicas de convivência com o semiárido”, destacou.

A Embrapa Semiárido também emitiu nota de pesar. “A Embrapa Semiárido lamenta o falecimento de Haroldo Schistek, um dos fundadores e ex-presidente do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), ocorrido no dia 9 de dezembro de 2021. Haroldo Schistek deixa um grande legado para o Semiárido e para a agricultura familiar da região. Aos familiares e amigos, nossa profunda solidariedade”, reforçou a instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *