Sento Sé: Estiagem afeta produção agrícola e pesca e baixa do Lago de Sobradinho faz rio desaparecer

por Carlos Britto // 30 de agosto de 2015 às 13:27

rio jacaré seco - sento séMesmo à beira do Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, o município de Sento Sé vive hoje um dos momentos mais difíceis dos últimos anos devido à seca. Com o recuo das águas do reservatório, as comunidades do interior, principalmente, sofrem com falta d’água.

Dados da prefeitura municipal apontam a escassez de água e alimentos em diversas localidades da zona rural, inclusive as ribeirinhas. Os atuais sistemas de abastecimento não conseguem mais captar a água bruta porque o lago recuou quilômetros de distância, inviabilizando o funcionamento das bombas.

O gado fica preso nos atoleiros provocados pelo assoreamento, e a sobrevivência dos rebanhos está comprometida. A produção agrícola, a pesca, a agropecuária e o agronegócio como um todo, já sofrem com os efeitos.

Rio desaparece

O Rio Jacaré, berçário natural de peixes e importante curso d’água para as localidades de Cajuí, Volta da Serra e Ponta D’Água, todas na zona rural, desapareceu – hoje só resta o canal. O rio teve seu leito perenizado em 40 quilômetros, a partir do enchimento da barragem de Sobradinho em 1977, mas que hoje agoniza.

Por conta da situação, o prefeito Ednaldo Barros autorizou a abertura de um canal de 500 metros de comprimento, que vai transpor águas do leito do São Francisco para a vereda, e com isso assegurar o abastecimento de pessoas e animais. Máquinas da prefeitura já estão no local fazendo a escavação. A previsão é que nos próximos dias a situação esteja controlada. (foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários