Senador e prefeitos de Alagoas conhecem tecnologias da Embrapa Semiárido

0

Visita_Senador_Prefeitos_AL_Foto_Fernanda_Birolo_Embrapa_Semiarido_640x425Uma comitiva liderada pelo senador Benedito de Lira (PP) e composta por 31 prefeitos do estado de Alagoas esteve, na última sexta-feira (24), na sede da Embrapa Semiárido, em Petrolina. Durante a visita eles conheceram diversas alternativas para a convivência com a seca, além de experiências com fruticultura irrigada.

De acordo com Lira, o encontro entre gestores dos municípios e pesquisadores e técnicos da Embrapa teve como objetivo a troca de informações para que se possa implantar, em Alagoas, uma agropecuária mais sustentável, melhorando a produção e a produtividade. “O que nós estamos precisando é exatamente da tecnologia, e a Embrapa tem tecnologia para oferecer ao pequeno, médio e até ao grande produtor deste país”, declarou.

Entre as experiências apresentadas à comitiva estão as tecnologias de captação e armazenamento de água de chuva. Na visita ao Campo Experimental da Caatinga, da Embrapa Semiárido, os prefeitos puderam verificar, por exemplo, a viabilidade da produção de alimentos como frutas e hortaliças utilizando a água armazenada em cisternas.

Durante a visita, a comitiva conheceu ainda os trabalhos voltados para a agricultura irrigada. Além da produção de uva e de manga, já estabelecidas na região, a Embrapa Semiárido tem pesquisado também o potencial agronômico e econômico de fruteiras de clima temperado, apresentando a maçã, o caqui e a pera como novas alternativas de cultivo para a região.

Após a passagem pela Embrapa, a agenda da comitiva incluía um encontro com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e visita ao Perímetro Irrigado Nilo Coelho e a uma vinícola da região. As informações são da assessoria da Embrapa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome