Senado aprova por 59 votos a 6 advogado Luis Roberto Barroso como novo ministro do STF

0

luis roberto barroso/Foto:Sérgio LIma/FolhaPressO plenário do Senado aprovou na noite da quarta-feira (5) a indicação do advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso, 55, para a vaga de ministro no STF (Supremo Tribunal Federal). Barroso recebeu 59 votos favoráveis e 6 contrários. Não houve abstenções. Ele precisava do voto da maioria simples dos 81 senadores para ter seu nome aprovado.

Na sessão em que seu nome foi votado pelo plenário, vários parlamentares foram ao microfone declarar abertamente voto no advogado.

Pouco antes, Barroso havia sido aprovado na Comissão de Constituição e Justiça após sabatina de quase sete horas por 26 votos favoráveis e apenas um contrário. Emocionado e com a voz embargada, agradeceu a indicação. “Espero ter sabedoria para identificar onde está o bem no caso concreto e a coragem moral para fazer o que deve ser feito.”

Agora, o nome do advogado deve ser publicado no Diário Oficial da União, e, em seguida, o Supremo deve agendar sua posse, o que ainda não tem data para acontecer.

Durante a sabatina, em que foi acolhido inclusive por senadores da oposição, Barroso afirmou que irá participar da análise dos recursos do julgamento do mensalão e que pretende se declarar impedido de julgar a questão dos royalties. (Fonte: Portal UOL)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome