Senado aprova isenção de IPI para máquinas agrícolas

1

Máquina agrícolaUma boa notícia para os trabalhadores da agricultura familiar: o Senado aprovou ontem (30/04) o projeto de lei que isenta máquinas e equipamentos agrícolas, veículos utilitários, tratores e caminhões novos, de fabricação nacional, do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

A proposta, que agora tramitará na Câmara dos Deputados, estende a isenção aos mesmos produtos fabricados por países do Mercosul. A medida valerá exclusivamente ao uso de todo o maquinário por agricultores familiares ou empreendedor familiar rural. A autora do projeto de lei, Ana Rita (PT-ES), disse que a isenção poderá ser usada uma vez ao ano ou então nos casos em que ocorra a destruição completa ou furto do equipamento.

“Embora não tenha o rendimento e a produtividade da agroindústria, a agricultura familiar é essencial nas políticas agrícola, fundiária e de meio ambiente do País”, justificou a senadora.

A cobrança do IPI é mantida na aquisição de matérias-primas, produtos intermediários e material de embalagem usados no processo de industrialização dos equipamentos previstos como isentos. (Fonte: Agência Brasil)

1 COMENTÁRIO

  1. Outra grande mentira do (DES) governo. Quem disse que a agricultura familiar usa máquinas desse porte. Quando muito usa arado puxado a boi. Essa isenção é outra forma camuflada de financiar grandes produtores do centro sul e a industria de máquinas agricolas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome