Seminários da cebola em Juazeiro têm saldo positivo, diz coordenação

por Carlos Britto // 29 de abril de 2017 às 13:32

Uma visita de campo à área irrigada do Projeto Salitre, na manhã de sexta-feira (28), marcou em Juazeiro (BA) o encerramento do 29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul. O evento, que reuniu produtores, estudantes, pesquisadores, professores e especialistas de vários Estados brasileiros e de países como Argentina, Chile e Uruguai, foi considerado um sucesso pelos realizadores: Associação dos Produtores de Cebola do Médio São Francisco (Aprocesf), Associação Nacional dos Produtores de Cebola (Anace) e a Embrapa.

O encontro foi aberto na última quarta (26). De acordo com o presidente dos dois seminários, Pedro Cavalcante, a presença de público para os dois eventos, a qualidade dos palestrantes e a diversidade de temas apresentados superaram as expectativas. “Tivemos mais de 600 participantes debatendo temas como mercado, produtividade, melhoramento genético e sustentabilidade da cadeia produtiva da cebola. Foram momentos extremamente ricos com 12 palestras, um painel, visita de campo e a assembleia geral da Anace, onde escolhemos o novo presidente da entidade”, completou.

A eleição da nova diretoria da Anace reuniu produtores de Estados como Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia. O novo presidente, Rafael Jorge Cursino, e o vice-presidente, Antônio Carlos Pagano, que ocupava a presidência da entidade, vão dirigir os trabalhos da Anace pelos próximos três anos.

Ao final do encontro, representando a comitiva de estrangeiros, o argentino Sergio Daniani também fez um balanço positivo do evento, principalmente no que diz respeito aos resultados obtidos com o 20º Seminário de Cebola do Mercosul. “Trocamos informações importantíssimas sobre a cadeia produtiva, com destaque para as novas tecnologias, o mercado de cebola no Mercosul e dados de produção. E aproveitamos ainda para divulgar a 21ª edição do Seminário, que ocorrerá em abril de 2018, na nossa capital, Buenos Aires”, adiantou. (Fonte/foto: CLAS Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários