Seminário em Petrolina discute irrigação como tecnologia de convivência com o Semiárido

0

Começa daqui a pouco em Petrolina, a partir das 8h, o 1º Seminário de Sustentabilidade em Perímetros Comunitários. A iniciativa da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (Sara) tem como objetivo apresentar a experiência de sucesso do Distrito de Irrigação Comunitário – Muquém, Porto de Palha e Pedra Grande (Dimp). O sistema foi entregue recentemente pelo governador Eduardo Campos.

O Programa Irrigação para Todos, considerado um novo modelo de inclusão produtiva, está sendo estendido para outros municípios pernambucanos, a exemplo de Pesqueira, Verdejante, Sertânia, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. Nos municípios contemplados, o projeto ocupará 2 mil hectares, beneficiando mil famílias e gerando 4 mil empregos diretos. O investimento total será de R$ 25,2 milhões. A produção dos perímetros é destinada aos mercados governamentais, por meio de programas como o PAA, Pnae e merenda escolar.

O evento será realizado na sede do Dimp e contará com cinco painéis: Irrigação Comunitária, Modelo de Gestão com Sustentabilidade, Assistência Técnica para Irrigação Comunitária, Consórcio Lavoura Pecuária e Preservação da Caatinga. Os participantes também farão visitas às áreas em produção do distrito.

Entre os palestrantes estão o secretário Ranilson Ramos, o engenheiro agrônomo e consultor Érico Cavalcanti, o técnico do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) Carlos Possídio, o médico veterinário da SARA, Paulo Nogueira, e os representantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Fábio Walker e Gabriela Félix.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

cinco + 5 =