Seminário em Paulo Afonso reunirá povos indígenas da Bacia do São Francisco

por Carlos Britto // 27 de março de 2016 às 11:38

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizará, de 31 de março a 2 de abril, na cidade de Paulo Afonso,no norte da Bahia, o IV Seminário dos Povos Indígenas da Bacia do Rio São Francisco. Além de destacar a marcante presença indígena na bacia do Velho Chico, a iniciativa do Comitê busca discutir políticas públicas voltadas para os índios, como projetos de saneamento e recursos hídricos em territórios indígenas, além da questão fundiária, que tanto interessa a essas comunidades. A expectativa é de que o evento reúna, pelo menos, 150 representantes de povos de diversas tribos indígenas.

O antropólogo e pós-doutor em Ecologia Humana (UNL-Portugal), Juracy Marques, é um dos convidados do seminário e abordará os conflitos da atualidade. Marques é professor titular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), onde coordena o Mestrado de Ecologia Humana e Gestão Socioambiental – PPGECOH, e realiza estudos sobre os povos indígenas do São Francisco afetados por barragens. Outro pesquisador convidado pelo evento será José Augusto Laranjeiras, também professor da Uneb e especialista na organização social e política dos povos indígenas no Nordeste Brasileiro.

O IV Seminário dos Povos Indígenas da Bacia do Rio São Francisco contará com a presença de representantes de órgãos públicos, como a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Secretaria Nacional de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além de organizações sociais como a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do NE, MG e ES (Apoinme).

O IV Seminário dos Povos Indígenas da Bacia do Rio São Francisco acontece no Hotel Belvedere, na Avenida Apollônio Sales, 457 – Centro, Paulo Afonso. A programação completa pode ser conferida acessando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários