Seminário aborda avanços e oportunidades da Bioeconomia na Caatinga

por Carlos Britto // 17 de maio de 2024 às 15:30

Foto: Divulgação

Nos dias 22 e 23 de maio, a Embrapa Semiárido realizará o Seminário de Bioeconomia da Caatinga, um evento gratuito que destacará os avanços nas pesquisas e oportunidades da bioeconomia no bioma. O evento ocorrerá no auditório do Senac, em Petrolina, com programação durante a manhã e à tarde.

O seminário incluirá palestras sobre o fortalecimento da bioeconomia, uso econômico dos recursos genéticos da caatinga, desenvolvimento regional, e experiências de sucesso da bioeconomia da Amazônia. Os painéis temáticos abordarão frutíferas nativas, potencial florestal e de bioinsumos, flores e abelhas, produção animal no Semiárido, além de programas e linhas de crédito para a bioeconomia da caatinga. A programação completa está disponível aqui.

Interessados em participar devem contatar a Embrapa Semiárido pelo e-mail cpatsa.bioeconomiacaatinga@embrapa.br. As vagas são limitadas.

A bioeconomia envolve o uso sustentável de recursos biológicos para produzir bens e serviços, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Diogo Denardi Porto, pesquisador da Embrapa Semiárido e coordenador do seminário, destaca que a exploração sustentável da caatinga tem potencial para gerar renda local e promover desenvolvimento econômico e conservação ambiental.

Trabalho de pesquisa

Maria Auxiliadora Coêlho de Lima, chefe-geral da Embrapa Semiárido, enfatiza o trabalho de décadas da empresa com foco na biodiversidade da caatinga, oferecendo oportunidades econômicas para populações rurais.

A Embrapa Semiárido realiza pesquisas na caatinga visando ao uso sustentável de seus recursos, incluindo identificação e conservação das riquezas físicas e biológicas, e prospecção de genes e compostos bioativos. O seminário conta com apoio da Sudene, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Senac e Bio Assets.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários