Semiárido corre risco de sofrer colapso hídrico, alerta senador FBC

por Carlos Britto // 13 de setembro de 2016 às 20:00

Foto/divulgação

FBCPreocupado com as consequências de mais um ano de forte seca no Nordeste, Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) chamou a atenção dos senadores que integram a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) para um novo risco de colapso hídrico no semiárido. Nesta terça-feira (13), durante reunião deliberativa da CCT do Senado, Fernando Bezerra alertou sobre a redução das vazões de importantes reservatórios da região – como Sobradinho e Três Marias, que abastecem o São Francisco – e avaliou que a conclusão das obras de transposição do rio e as ações previstas no programa do governo federal de revitalização do Velho Chico poderão minimizar os efeitos das históricas estiagens no semiárido nordestino.

“Este ano, os reservatórios do Nordeste encontram-se com os níveis mais baixos da história”, observou o socialista. “O risco de colapso hídrico, em diferentes cidades, já é fato concreto, como é o caso de Fortaleza, capital do Ceará”, pontuou FBC, que destacou a possibilidade de crise hídrica também nos perímetros de agricultura irrigada, a exemplo do que foi enfrentado no ano passado. “Devemos ficar alertas para esta situação iminente e grave”, afirmou.

“A agricultura do seminário nordestino vem sofrendo por quatro anos consecutivos de estiagem, com frustrações na produção agrícola – notadamente, na agricultura de subsistência, como a de feijão e milho -, de leite e de ovinos e caprinos, que são atividades muito importantes para a sustentação das famílias que vivem naquela região”, completou o senador. As informações são da assessoria do senador. (foto/divulgação)

Semiárido corre risco de sofrer colapso hídrico, alerta senador FBC

  1. Sanfranciscano disse:

    O Rio São Francisco em crise e tem gente que ainda defende a transposição.

  2. Cego às avessas disse:

    Vamos chamar as tribos indígenas da região e fazer a dança da chuva senador, essa é a solução! Brincadeiras à parte, creio que Israel tenha boas formas de solucionar estes problemas, eles estão plantando diversas culturas em pleno deserto, e lá chove muito menos que aqui.

    1. Pragmático disse:

      Você só esqueceu de citar que Israel priva os palestinos de acesso à água para poder irrigar suas plantações e encher suas piscinas, enquanto isso seus primos árabes vivem isolados, sem acesso à água em quantidade suficiente para produzir e para consumo humano.

      1. Cego às avessas disse:

        Israel é Israel, Brasil é Brasil, deixem eles lá com as questões políticas deles, queremos apenas as tecnologias de armazenamento de água e produção agrícola em regiões áridas.

  3. Bingo disse:

    O papel de um homem público é este que o senador faz no momento. Chamar atenção para o problema num fôro importante de debate. Gostaria que outros homens também importantes, viessem a público expôr suas preocupações com o semi árido.

    1. Lourdes Souza disse:

      E quando foi ministro da integração social fez o que para a situação não chegar neste caos? Só agora a preocupação? Porque será????????????

  4. Crítico Construtivo disse:

    E quando vejo a atuação dos nossos representantes políticos, a preocupação é multiplicada por dez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários