O semiárido baiano poderá produzir, num futuro muito próximo, diversas maravilhas tecnológicas que norteiam os tempos atuais, a exemplo de robôs, desenhos animados e até curtas-metragens de animação. E tudo feito por um estudante do ensino fundamental. Esta realidade começa a sair do papel a partir desta segunda-feira (21), com a implantação no município de Serrinha (BA) do Centro de Educação Científica do Semiárido.
O orgão será idealizado nos moldes do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS). O governador Jaques Wagner e demais autoridades do estado devem prestigiar a aula inaugural.
Na ocasião, o médico paulista Miguel Nicolelis, um dos mais renomados cientistas da atualidade, no mundo, ministrará a aula inaugural. Nicolelis é coordenador do laboratório de neurociências da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e diretor do IINN-ELS.
Implantado com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), com recursos do Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica (Inovatec) e outras fontes, a Escola de Ciências de Serrinha, como já está conhecida, está sintonizada com a meta de interiorizar as ações de Ciência e Tecnologia, dando acesso a baianos à oportunidade de se tornarem pesquisadores. O valor do repasse do Governo do Estado é de R$ 5 milhões, para a implantação e operacionalização dos primeiros 18 meses da unidade. (Com informações da assessoria)



