Semana do MEI em Juazeiro tem programação especial com capacitação e orientação

por Carlos Britto // 02 de outubro de 2023 às 18:00

Foto: Edinázio Dias/Ascom PMJ/Adeap

A Prefeitura de Juazeiro (BA), por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realiza a partir de hoje (2) até sexta-feira (6) a Semana do MEI. O evento é voltado para os microempreendedores individuais do município. A programação inclui palestras, oficinas, consultorias e atendimentos gratuitos sobre temas como gestão, finanças, marketing, inovação e formalização.

O objetivo da Semana do MEI é apoiar os pequenos negócios locais, que representam uma importante fonte de renda e emprego para a população. Segundo dados do Portal do Empreendedor, Juazeiro possui cerca de 15 mil MEIs cadastrados, que atuam em diversos segmentos como comércio, serviços, indústria e agricultura.

“Nós queremos ajudar os microempreendedores a desenvolverem suas atividades de forma mais profissional e planejada. Há muitas informações às quais eles não sabem como acessar, e tudo pode ser obtido através da nossa Sala do Empreendedor na Adeap. A Semana do MEI é uma oportunidade para que mais empreendedores saibam que podem contar com esse atendimento gratuito”, explicou Risete Dias, uma das organizadoras da programação.

Serviços

Durante esta semana haverá mutirão para formalização, baixa, parcelamento, declaração anual de faturamento MEI, cadastramento e atualização da conta gov.br, Nota fiscal de Serviço eletrônica (NFSe) e Informações de acesso a crédito pelo Crediamigo do Banco do Nordeste. A programação completa está no site da prefeitura.

O Microempreendedor Individual preenche uma parcela significativa da nossa economia, mas há muitos não formalizados que ficam de fora dos benefícios aos quais o MEI tem acesso como assistência previdenciária, aposentadoria, linhas de crédito especiais, entre outros. Então, a nossa missão aqui na Adeap, através da Sala do Empreendedor, é ajudar os já formalizados e ressaltar a importância do cadastramento para aqueles que ainda não o fizeram. Com isso, nós aumentamos em cerca de 10% o número de MEIs cadastrados em relação ao ano passado”, declarou o gestor da Adeap, Carlos Neiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *